Carmen Neves, diretora da Secretaria de Educação a Distância do Ministperio da Educação, enviou à redação de deste noticiário uma carta esclarecendo suas posições, reportadas na nota "TV é a principal fonte de informação para 90% dos professores, diz MEC", da edição do dia 1 de setembro desse noticiário:
"A respeito de matéria publicada, de 01/09/2004, quero esclarecer que os dados que apresentei não foram caracterizados por mim como um cenário 'desolador' como indicado no texto. A situação do País é desafiadora – o que é completamente diferente de ser desoladora. No que se refere à rede pública, os dados mostravam, entre 1999-2003, crescimento de 89,9% das escolas com computadores; de 676,3% das escolas com Internet e de 136,4% das escolas que fazem uso pedagógico dos computadores. O cenário, embora longe de ser o ideal, é propício à inovação. Para garantir a inclusão tecnológica a todo cidadão, enfatizei que é imprescindível a ação "decisiva e conjunta" do Poder Público, nos três níveis de governo.
De sua parte, a Secretaria de Educação à Distância do MEC trabalha para implementar políticas que: (a) garantam a continuidade do TV Escola, Proinfo, Proformação, Rádio Escola e Paped; (b) modernizem a infra-estrutura e levem às escolas públicas tecnologias digitais e conexão à Internet; (c) assegurem capacitação a gestores, professores, técnicos, alunos e comunidade; (d) valorizem a integração de mídias e a pluralidade de projetos; (e) incentivem a produção nacional de programas educativos multimídia; (f) apóiem as universidades públicas na democratização do acesso à educação superior por meio da educação à distância; (g) promovam pesquisas, estudos e avaliação das linguagens e tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação. Tais políticas sinalizam não desolação e sim crença na mudança.
Nota da redação: Em suas declarações a esse noticiário, a diretora Carmen Neves em nenhum momento disse que a situação em questão era desafiante. Por outro lado, o termo ?desolador? foi uma contextualização feita pela reportagem diante das informações apresentadas pela diretora.