PL das Fake News será acelerado na Câmara, diz Maia após ataques a Felipe Neto

Após observar os ataques que o youtuber Felipe Neto sofreu nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que pretende acelerar a votação do PL das Fake News (Pl 2.630/2020) na casa. Maia também marcou uma reunião com o influenciador digital para discutir aspecto do texto.

"A covardia é a virtude dos fracos. Esses ataques só reforçam o caráter daqueles que são incapazes de vencer um debate com argumentos e com respeito. Por tudo que você tem sofrido nesses dias, nós vamos acelerar o projeto de combate às fake news", afirmou Rodrigo Maia por meio de sua conta do Twitter no sábado, 1º.

Notícias relacionadas

Após os ataques, Maia convidou o influenciador para debater a proposta que tramita na Câmara. Entre outras medidas, o texto teria pontos polêmicos que, segundo o entendimento de parlamentares, inibe o funcionamento de contas legitimamente automatizadas; permite o rastreamento em massa de usuários de redes sociais; e determina a criação do Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet.

O youtuber já aceitou o convite, mas a data do encontro ainda não foi marcada. Felipe Neto tem criticado diariamente o governo Bolsonaro, e desde então tem sofrido ataques nas redes sociais com acusações falsas e ameaças. O influenciador digital tem 39 milhões de inscritos no seu canal no Youtube. Na última quarta-feira, 29, homens foram com um carro de som até a casa do de Felipe Neto fazer ataques verbais a ele.

Responsabilidade das plataformas

No começo de junho, em um evento organizado pelo grupo de advogados Prerrogativas, Rodrigo Maia defendeu a necessidade de um marco legal que responsabilize as plataformas de Internet e permita a identificação e punição de quem financia a propagação de notícias falsas (fake news).

Dias antes, o presidente Jair Bolsonaro cogitou a possibilidade de vetar o texto que chegar para sancionar. Na avaliação de Bolsonaro, o texto dificilmente será aprovado como está pelos deputados. "Se o texto for aprovado na Câmara, cabe a nós a prerrogativa do veto. Eu acho que este projeto não vai vingar", afirmou Bolsonaro hoje a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

A proposta

O Projeto de Lei 2.630/2020, já aprovado pelo Senado, institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O texto cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e nos serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram, excluindo-se serviços de uso corporativo e e-mail. As medidas valerão para as plataformas com mais de 2 milhões de usuários, inclusive estrangeiras, desde que ofertem serviços ao público brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!