Deputados analisam projeto que susta autorização do Serpro vender dados pessoais

Foto: Lorenzo Cafaro (Pexels)

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 960/18, da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que pretende sustar medida que permite ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vender informações que hospeda em seu banco de dados. Na visão da autora, a Portaria 457/16, do Ministério da Fazenda, que autoriza a empresa a disponibilizar para terceiros dados e informações que hospeda não possui amparo legal.

O texto diz ainda que a empresa "será remunerada diretamente pelos terceiros, usuários da solução de disponibilização de dados e/ou informações, de modo a ressarcir os valores necessários à sustentabilidade dos sistemas informatizados envolvidos". Para justificar a proposta, a parlamentar citou ainda investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios que acusa o Serpro de vender informações pessoais contidas na base de dados da Receita Federal. O Serpro nega irregularidades.

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!