RIM anuncia cinco smartphones de uma vez

Em seu maior lançamento simultâneo até o momento, a RIM apresentou cinco novos modelos de smartphones, todos com o novo sistema operacional BlackBerry 7 e processadores de 1,2 GHz. Entre as novidades estão a presença de antena NFC (Near Field Communications) em dois deles e o design full touch de outros dois, algo inédito em aparelhos BlackBerry. Segundo a RIM, 225 operadoras e distribuidores estão testando os novos modelos, que estarão disponíveis para venda no fim deste mês. Os cinco smartphones são evoluções das famílias Bold e Torch e levam seus nomes: BlackBerry Bold 9990 e 9930; e BlackBerry Torch 9810, 9850 e 9860.

Os Bold 9990 e 9930 trazem antena NFC embarcada. Eles são descritos pela RIM como sendo os mais finos modelos da fabricante em todos os tempos, com espessura de 10,5 mm. O Torch 9810 tem um teclado qwerty deslizante. E os Torch 9850 e 9860 são os primeiros modelos BlackBerry sem teclado físico: todos os comandos são através da tela sensível ao toque. A diferença entre eles está na tecnologia de comunicação: o primeiro é CDMA/UMTS e o segundo é HSPA.

Notícias relacionadas

Entre as vantagens do uso do sistema operacional BlackBerry 7 está o seu novo browser, de mais fácil uso e maior velocidade de navegação.

Análise

O anúncio de cinco modelos simultaneamente é uma demonstração de força da RIM depois de maus resultados financeiros, questionamentos feitos por acionistas quanto à sua organização interna e publicação de pesquisas revelando sua perda de market share mundial. O momento do lançamento, feito antes da chegada do novo iPhone e do primeiro Nokia com Windows Phone 7, parece ter propósito estratégico. Pode-se argumentar que o iPhone não é exatamente um competidor direto por não ser focado no mercado corporativo, mas cabe lembrar que as versões full touch do Torch miram exatamente no mesmo público da Apple em mobilidade: consumidores que querem uma melhor experiência multimídia e de navegação na Internet no celular. Além disso, quando o iPhone 5 for lançado, a mídia se concentrará toda nele. Ou seja, a menos que seu aparelho top de linha tenha alguma característica inovadora, é prudente lançá-lo antes do novo iPhone. Por sua vez, a chegada do primeiro Nokia com Windows Phone 7 é uma real ameaça ao mundo BlackBerry, pois a aliança com a Microsoft dá à fabricante finlandesa mais atratividade junto ao público corporativo e norte-americano, onde ela tem pouco espaço até agora. Mais uma boa razão para a RIM se adiantar e anunciar logo seus novos modelos todos de uma vez e assim, quem sabe, evitar uma perda mais significativa de share no fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!