Anatel quer privilegiar SCM nos 50 MHz que restaram ao MMDS

Além de ter sua faixa de operação reduzida de 190 MHz para 50 MHz a partir de 2015, o serviço de MMDS pode acabar perdendo o espaço que lhe resta para o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Na consulta pública sobre a nova destinação da faixa de 2,5 GHz (disponível a partir desta segunda, 3, no site da Anatel), a agência incluiu um questionamento no fim do documento apontando para outros planos para o uso do bloco de 50 MHz onde o MMDS continuará tendo prioridade. A agência sugere o interesse em usar a subfaixa de 2.570 MHz a 2.620 MHz para expandir o SCM em pequenos municípios.
A questão que a agência pede contribuições trata da autorização do uso dessa subfaixa de forma que "promova a diversidade de prestadores do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) em municípios com população inferior a 100 mil habitantes". Pela proposta da Anatel, o bloco de 50 MHz que restará ao MMDS a partir de 2015 também pode ser usado em caráter primário pelo SCM. Hoje, os dois serviços dividem esta subfaixa, mas o MMDS tem uso exclusivo de outros 80 MHz na faixa de 2,5 GHz.
Adequação do MMDS

Notícias relacionadas
O interior da consulta deixa claro que as operadoras de MMDS, que hoje têm prioridade no uso da faixa e estão em funcionamento, não terão nenhum tratamento especial ao longo da transição da destinação da maior parte das radiofrequências para o SMP, mesmo com licenças emitidas antes da mudança no espectro. De acordo com a proposta, todo o uso das subfaixas, mesmo o decorrente de prorrogações das autorizações, deve ser adequado à nova realidade sugerida pela Anatel, não havendo nenhuma possível exceção para qualquer operadora.
Além disso, nenhuma autorização para uso de radiofrequência, mesmo aquelas associadas à estações já licenciadas, poderá ser emitida em favor das empresas de MMDS nos blocos redestinados ao SMP tão logo a reforma entre em vigor. Outra determinação é que as autorizações que ainda serão renovadas ficarão restritas ao uso da subfaixa de 2.570 MHz a 2.620 MHz, ou seja, ao bloco de 50 MHz que restará ao MMDS em caráter primário a partir de 2015 de acordo com a proposta da Anatel.
A proposta da Anatel prevê uma transição em três fases, uma imediata, outra em 2013 e conclusão em 2015. Até 31 de dezembro de 2012, os serviços de MMDS e SCM mantêm o caráter primário de uso da faixa, mas são incluídos em caráter secundários a oferta de STFC e SMP. Em 2013, os serviços de MMDS e SCM passam a ter prioridade apenas em 70 MHz da faixa, enquanto os demais 120 MHz passam a ser usados primariamente pelo SMP. Em 2015, conclui-se a mudança na destinação, consolidando o caráter primário para o SMP em 140 MHz da faixa e deixando o MMDS e o SCM apenas com os 50 MHz restantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!