Telefônica vê ilegalidades em novo PGO e critica falta de estudos

A concessionária de telefonia fixa Telesp (Telefônica) foi uma das mais duras em relação aos problemas que a proposta de PGO apresenta. Ainda que a empresa elogie a iniciativa da Anatel, reconheça a necessidade de reforma no regulamento (inclusive nas medidas que poderão viabilizar a BrOi) e diga que esta deva ser uma medida de curto prazo, a tele aponta uma série de problemas de redação e conceituação na proposta da Anatel. Diz, por exemplo, a falta de estudos técnicos para embasar as idéias apresentadas. Especificamente, a Telefônica critica a fundamentação econômica para a separação entre STFC e SCM. Mas também critica a falta de atas das reuniões em que o conselho diretor mudou as propostas da equipe técnica da agência, e critica o fato de a proposta final não ter sido submetida à procuradoria da agência.
Crítica severa também é dirigida ao conceito de grupo econômico, conceito que, segundo a empresa, foi usado de forma indiscriminada e que pode gerar "grande instabilidade regulatória e incerteza jurídica, dada a forma abrangente como a Anatel utiliza-se do conceito, impondo obrigações, restrições e limitações que atingem diretamente as demais empresas integrantes do Grupo que atuam sob regime jurídico privado".
A Telefônica diz ainda que "a proposta de revisão do PGO traz fragilidades legais" tais como a obrigação de que todas as outorgas sejam transferidas juntamente com a concessão; ampliação das obrigações de universalização a todas as empresas do grupo econômico; e a obrigação de que a concessionária só preste STFC. Note-se que o escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia também considera ilegais as aplicações do conceito de grupo trazidas na proposta de PGO.

Notícias relacionadas
Para o ex-ministro e atualmente consultor Juarez Quadros, é necessário que a implementação do PGR (Plano de Atualização da Regulamentação) preceda qualquer alteração no PGO, pelo fato do primeiro atender demandas de uma política pública, enquanto que o segundo, no ambiente que se apresenta, atende a demandas do setor privado. Para a TIM, "não é somente oportuno que o PGO e o PGR sejam adotados em conjunto, mas sim fundamental que o PGO, a ser operacionalizado via Decreto, inclua imediatamente alguns dos itens de curto prazo planejados pelo PGR". Entre os pontos para os quais a TIM chama a atenção estão a necessidade imediata de regras de unbundling e regras para oferta de serviços no atacado (revenda).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!