Nova Lei das Agências manterá regras atuais de demissão

O recente conflito entre a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Executivo não deve alterar as principais linhas já colocadas no projeto de lei das agências reguladoras, em tramitação na Câmara dos Deputados. Pelo menos, não por vontade da Casa Civil. O subchefe de Políticas Governamentais, Luiz Alberto dos Santos, esclareceu a este noticiário que nenhuma alteração no texto para permitir a demissão do comando das reguladoras foi encaminhada pelo governo ao Congresso. ?É importante deixar claro que o governo não pretende mudar o texto. Não houve qualquer sugestão de nossa parte para que o relator mudasse a regra para a demissão da diretoria das agências, que é a condenação judicial transitada em julgado, processo administrativo disciplinar ou renúncia?, explicou o subchefe.
Sem alterações à vista, o governo acredita que o projeto pode ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados nas próximas duas semanas, ainda que haja rumores de que o governo poderia pedir para que o projeto fosse retirado de pauta. A análise dos deputados foi suspensa pelo período de recesso parlamentar, concluído na última terça-feira, 31 de julho. O relatório que irá à apreciação contém mudanças no texto que devem permitir uma votação tranqüila no contexto geral da proposta. Após críticas sobre a proposta original, que teria excessivo caráter nas funções regulatórias, o governo optou por sugerir ao relator Leonardo Picciani (PMDB/RJ) revisões no texto para apaziguar o conflito entre Executivo e agências.

Planos de trabalho e desempenho

Notícias relacionadas

A principal mudança incluída no relatório é a retirada do conceito de ?contratos de gestão? que deu lugar a dois instrumentos com o mesmo efeito, mas sem conceder plenos poderes aos ministérios relacionados. Se aprovado o texto de Picciani, as agências reguladoras terão um ?plano estratégico de trabalho? e um ?plano de gestão de desempenho?, que devem ser compatíveis com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei Orçamentária Anual. Esses documentos serão supervisionados por diversos órgãos da administração pública, incluindo AGU e TCU.
Santos admite que, no início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, declarações de autoridades contra as agências geraram a impressão de que o governo repudiava as ações das agências. Mas o subchefe alega que, após estudos mais aprofundados do papel destes órgãos, a situação agora é outra. ?Constatou-se que elas eram um instrumento importante, mas que precisavam de aperfeiçoamentos?, afirma o subchefe, responsável pelo desenho da proposta em tramitação no Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!