Três anos após a estreia da quinta geração móvel no Brasil, a TIM afirma que a rede 5G já sustenta mais de 30% do tráfego de dados da operadora nas capitais brasileiras.
O tráfego via 5G é liderado pelas grandes capitais, onde a densidade demográfica é maior. Segundo informações da empresa, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte estão entre as cidades com maior volume de consumo na nova rede.
Ainda de acordo com a operadora, os usuários consomem, em média, 2,1 vezes mais dados no 5G em comparação ao 4G — impulsionados principalmente por streaming, chamadas de vídeo e mesmo aplicativos com inteligência artificial embarcada.
Fora das capitais, o papel da tecnologia no tráfego total da empresa também tem crescido. Cidades como Jaboatão dos Guararapes (PE), Londrina (PR) e Campinas (SP) já registram entre 32% e 34% de tráfego de dados móveis por meio do 5G, informou a empresa.
A operadora também mencionou São Caetano do Sul (SP) como exemplo da modernização em curso. A cidade recebeu 60 novas antenas da nova geração de rede e o volume total de dados trafegados aumentou 10%, com a participação do 5G passando de 30% para 38%. Já a velocidade média de download cresceu de 224 Mbps para 362 Mbps na cidade paulista, famosa pelo alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Mais smartphones
A relevância do 5G foi acelerada pela maior oferta de smartphones compatíveis. Na base da TIM, o crescimento ao longo destes três anos foi de 50%, superando 15 milhões de dispositivos.
Nacionalmente, o Brasil quase dobrou o número de homologações de celulares que suportam essa rede. Já segundo a consultoria Teleco, em março deste ano o Brasil registrou 43,8 milhões de smartphones compatíveis com a tecnologia.
Cobertura
De acordo com a TIM, a empresa contabiliza presença com essa tecnologia em 705 cidades, cobrindo 70% da população urbana brasileira — cerca de 120 milhões de pessoas. De acordo com informações da Anatel, o Brasil registrou 47,1 milhões de acessos 5G em maio.
Desse total, 11,6 milhões (24,6%) foram da TIM. A operadora tem a terceira base de clientes do mercado móvel brasileiro, mas é a segunda em número de estações rádio base (ERBs) de quinta geração: 13,3 mil — contra 17,3 mil da líder Vivo; 12,7 mil da Claro; e 1,7 mil da cearense Brisanet.
Grandes eventos
Algo que ajuda a elevar o tráfego móvel das operadoras são os grandes eventos. Ao longo dos últimos anos, a TIM foi uma das empresas que apostou em instalar antenas 5G para atender espetáculos. Segundo a companhia, o Rock in Rio (2024) registrou quase 50% do tráfego no 5G.
Já neste ano, o 5G foi responsável por 42% do tráfego no Festival de Verão de Salvador, 50% nos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e 43% no Anhembi, em São Paulo. Eventos como o TIM Music SP e o show da cantora Lady Gaga em Copacabana também registraram picos de consumo impulsionados pela nova geração.
"Cada vez mais, os grandes eventos deixam de ser apenas experiências presenciais e passam a ser vividos e compartilhados em tempo real", afirmou o CTO da TIM Brasil, Marco Di Costanzo. "Isso exige uma infraestrutura de rede altamente robusta e resiliente. E o uso do 5G tem registrado aumento exponencial entre nossos clientes".
Uso corporativo
Além do mercado de consumo, a TIM destaca a atuação junto ao setor empresarial. A operadora implantou no Porto de Santos (SP) uma rede 5G em um terminal portuário, cobrindo 430 mil m² com apenas oito antenas.
De acordo com a empresa, a nova rede substituiu 60 equipamentos antigos, aumentando a capacidade de transmissão de 30 MB para 1 GB e reduzindo a latência de 2 mil milissegundos para 15 milissegundos.
Segundo a TIM, a atuação no setor corporativo envolve ainda a implementação de soluções com automação em tempo real, inteligência embarcada, edge computing e redes de alta performance.
"Seguiremos dedicados a oferecer a todos os públicos, sejam empresas ou consumidores finais, soluções que promovam liberdade, produtividade, eficiência e desenvolvimento sustentável", afirmou Fabio Avellar, vice-presidente de Receitas da TIM Brasil. "Nossa missão é ser o principal parceiro do crescimento da nova economia brasileira, conectando pessoas, negócios e territórios com qualidade, confiança e responsabilidade".