Na última quarta-feira, 2, o Procon-SP concedeu o Selo Eficiência à operadora de telefonia Claro. Essa certificação foi criada para incentivar fornecedores a aprimorar a resolução das reclamações dos consumidores registradas na plataforma do órgão consumerista.
Para obter o selo, a empresa precisa atingir uma resolutividade média mensal de 85% das reclamações nos últimos três meses auditáveis, sem ter recebido autos de infração nesse período. A certificação tem validade de três meses, podendo ser renovada caso a empresa mantenha os níveis de atendimento.
Para o diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, "o selo deve ser um indutor de boas práticas que resultem no atendimento pleno aos consumidores da empresa e, idealmente, o objetivo é que mais fornecedores invistam para conquistar esta certificação, até agora concedida a apenas duas empresas".
Já a diretora da Ouvidoria da Claro, Vera Rennó, ressaltou um empenho da empresa em garantir a satisfação e o respeito ao cliente.
Por sua vez, o diretor de Atendimento do Procon-SP, Alvaro Batista Camilo, lembrou aos representantes da empresa a necessidade de os canais de atendimento da empresa "estarem sempre destacados nos diferentes momentos em que o consumidor entra em contato – na hora da compra, da assinatura do contrato, etc.". Ele também destacou o desafio que é conseguir conservar os índices de resolutividade que garantem a manutenção do selo.