A compra do provedor de banda larga Zaaz pela Bali, operadora que pertence ao Grupo Werthein, dono da Sky Brasil, foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A decisão favorável ao negócio consta no Ato nº 7320, editado nesta quinta-feira, 3.
A anuência prévia da Anatel vale por 180 dias, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período. Conforme o despacho, após o registro no órgão competente, a Zaaz tem 60 dias para encaminhar cópias dos documentos que formalizam a operação.
Ao fim da transação, a Bali terá o controle da Zaaz, com 93,5% de participação no provedor. Os demais 6,5% ficarão com o fundo de investimento Boaz Corporações e Participações.
Vale lembrar que, há pouco mais de uma semana, a Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o negócio.
Na análise, o órgão antitruste constatou sobreposição horizontal da base da Zaaz com a operação de banda larga da Bali em 18 cidades, mas não em nível suficiente para gerar preocupações concorrenciais.
Operação conjunta
Com operações nos estados de São Paulo e Paraná, a Zaaz contava com mais de 180 mil acessos de banda larga fixa em abril. A Bali, por sua vez, somava cerca de 28 mil assinantes. Juntas, elas devem passar os 200 mil assinantes.
Vale notar que, além dos acessos envolvidos na operação, o Grupo Werthein ainda possui quase 50 mil clientes de banda larga vinculados à marca Sky. No geral, a empresa, que ainda possui atividades relevantes no negócio de TV por assinatura, mira expandir a sua atuação no segmento de conectividade.