A Algar tem utilizado a assistente virtual Ana, desenvolvida em parceria com a Logicalis, para o atendimento à sua base clientes corporativos (B2B). A solução, que opera 24/7 via WhatsApp, foi implementada no ano passado e tem sido considerada um destaque na estratégia de digitalização da empresa.
Segundo a operadora mineira, a Ana já é responsável por 63% das interações no segmento corporativo da Algar, o que levou a uma redução de 30% no tempo médio de atendimento.
Além disso, 68% das solicitações são resolvidas diretamente pela assistente, sem a necessidade de intervenção humana, resultando em uma redução de 75% nos custos operacionais. "O WhatsApp se tornou o canal preferido dos nossos clientes corporativos devido à sua conveniência e agilidade", resumiu a diretora de gente e atendimento da Algar, Ana Paula Rodrigues.
A Ana habilita comando como abertura e acompanhamento de chamados, emissão de segunda via de fatura e atendimento bilíngue. A Algar planeja continuar aprimorando a assistente com novas funcionalidades.
Além da ferramenta no WhatsApp, a Algar destaca que ainda oferece outros canais de atendimento, como telefone e portal online, inseridos em uma estratégia multicanal. A Logicalis tem exercido papel crucial no projeto, desenvolvendo a arquitetura tecnológica que garantiu a integração da Ana aos sistemas existentes da Algar.
"Desde o início, nosso objetivo com a Ana foi cocriar uma solução de IA generativa que não apenas automatizasse processos, mas realmente transformasse a experiência do cliente", destaca o diretor de Hybrid Cloud e Data Analytics & IA da Logicalis Brasil, Eduardo Terzariol.