Morre César Rômulo Silveira Neto, defensor de políticas baseadas em TICs

César Rômulo Silveira Neto

Faleceu neste sábado, 3, César Rômulo Silveira Neto, aos 75 anos, em decorrência de complicações da Covid. César Rômulo foi, entre 2005 e  2019, secretário geral do SindiTelebrasil, da Telebrasil e da Febratel, e foi um dos responsáveis pela concepção e criação da Contic, confederação que congrega os setores de telecomunicações, informática e infraestrutura.

Ao longo do período que atuou pelas entidades, César Rômulo foi um dos principais formuladores dos posicionamentos setoriais e interlocutor importante junto ao Executivo e Legislativo. Defendia o papel das telecomunicações e das tecnologias digitais no desenvolvimento da sociedade e políticas públicas baseadas na "utilização das soluções completas com TIC", como ele costumava enfatizar em seus textos, como elemento indutor da geração de riqueza, capacidade tecnológica e inclusão.

Trata-se de um discurso hoje amplamente incentivado e reconhecido em políticas públicas avançadas, mas que César Rômulo começou a defender e escrever a respeito ainda no início dos anos 2000. César Rômulo também se dedicou a estudos econômicos avançados, preocupado sobretudo com a soberania e capacidade de investimento do Estado e iniciativa privada. Seu mais recente trabalho publicado foi o livro "Brasil Século 21: Uma sociedade aberta (tele)informatizada", além de inúmeros artigos, papers e apresentações. 

Notícias relacionadas

César Rômulo era engenheiro de telecomunicações e economista, tendo trabalhado na Telemar, Embratel e Telebrás, entre outras empresas. Também foi secretário de governo do Governo do Distrito Federal. Deixa a esposa Maria Luiza, três filhas, genros e netos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!