Reforma de decretos de telecom entra em consulta dia 15

André Borges, secretário de telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na ABTA 2016. Foto: Marcelo Kahn

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações pretende colocar em consulta a partir do dia 15 uma ampla reforma nos diversos decretos que balizam as políticas de telecomunicações existentes. Esta reforma é o primeiro passo do Plano de Conectividade, que está sendo desenhado mas que depende ainda de um modelo econômico viável, vinculado à aprovação do PLC 79 pelo Congresso e da consolidação do modelo de TACs (termos de Ajustamento de Conduta), atualmente sendo questionado pelo TCU.

Segundo o secretário de telecomunicações do MCTIC, André Borges, a reforma regulatória prevê alterações significativas no Decreto 4.733/2003 (o primeiro documento do governo Lula a estabelecer políticas de telecomunicações), o Decreto 7.175/2010 (que criou o Plano Nacional de banda Larga) e do Decreto 8.776/2016 (que criou o Plano Brasil Inteligente, última política do governo Dilma para o setor). As mudanças, dizem Borges, são no sentido de tornar as políticas mais coerentes entre si e flexíveis em relação ao que será o Plano de Conectividade, mas ele não adianta detalhes.

Ele explica que a alteração no Decreto 8.135/2013, que dispõe sobre a comunicação de dados da administração pública e que é a base do modelo comercial da Telebras, já que dá a preferência para a estatal na oferta desse tipo de serviços a órgão públicos, não será alterado agora. Segundo Borges, esta é uma discussão que envolve o Ministério do Planejamento também e os órgãos de Defesa e Segurança. Ele reconhece que é preciso fazer ajustes, mas o debate ainda não foi concluído.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!