Dobra o índice de internautas brasileiros que não costumam enviar SMS

Em um ano, dobrou o índice de internautas brasileiros que não costumam enviar SMS. Em maio de 2014, na primeira pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de SMS, 10,5% dos entrevistados disseram que não têm o hábito de usar esse serviço. Agora, na segunda edição da pesquisa, realizada em junho deste ano, o índice subiu para 22,4%. Nesse percentual estão somadas as pessoas que disseram que enviaram um SMS pela última vez entre um e seis meses atrás (11,7%); há mais de seis meses (3,6%); que não lembravam (6,5%); e que nunca mandaram (0,6%). Na edição anterior da pesquisa não havia sido feito um detalhamento da frequência, perguntando-se apenas se o entrevistado tinha ou não o costume de enviar SMS.

Notícias relacionadas
As principais razões apontadas por esse grupo para não usar SMS são a preferência por aplicativos de mensagens instantâneas (42%) e o preço do SMS (37,8%). Note-se que, um ano atrás, o preço do SMS era apontado por apenas 8,5% como principal razão para não usar o serviço. A explicação para o crescimento desse motivo pode estar na migração de boa parte do público que um ano atrás tinha feature phone e agora é dona de um smartphone, passando a ter a opção de usar apps de mensagens, que são gratuitos, em vez do SMS. Na primeira edição da pesquisa, 70,2% dos entrevistados tinham smartphone; na segunda, o percentual subiu para 92%.

Concorrência com apps

A popularização dos apps de mensagens está afetando também o volume de SMS enviados por quem ainda costuma usar esse canal. 78,2% dos entrevistados que utilizam apps de mensagens instantâneas afirmaram que reduziram muito seu uso de SMS depois de adotá-los e 15,9% afirmaram que reduziram um pouco. Apenas 5,2% responderam que não reduziram e 0,7%, ao contrário, aumentaram o uso de SMS depois que começaram a usar apps de mensagens.

Para efeito de comparação, um ano atrás, na primeira edição da pesquisa, 64,4% afirmaram que haviam reduzido muito o uso de SMS; 22,3%, pouco; 10,6%, não reduziram; e 2,7%, ao contrário, aumentaram.

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 1.268 internautas brasileiros, respeitando as proporções por sexo, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo no Brasil. Ou seja, é uma pesquisa com validade estatística dentro do universo de pessoas que acessam a Internet, grupo que representa metade da população brasileira. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Esta é a terceira matéria sobre os resultados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: WhatsApp X Messenger X SMS. Ao longo dos próximos dias, outros resultados serão divulgados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!