Empresas japonesas formaram um consórcio e comprometeram-se a investir US$ 100 milhões na AALTO HAPS Limited, que fabrica e opera as plataformas de altitude elevada (HAPS, na sigla em inglês) da família Zephyr.
O chamado "The Japanese Consortium" é liderado pela NTT Docomo e pela Space Compass Corporation, juntamente com o Mizuho Bank Limited e o Development Bank of Japan. O investimento será feito por meio de um veículo de investimento, a HAPS JAPAN Corporation.
Este investimento marca o início de uma aliança para comercializar serviços de conectividade e observação da Terra usando HAPS no Japão e em toda a Ásia. Ele também apoiará o roadmap industrial e comercial dos serviços da AALTO, com lançamento previsto no Japão e entrada em serviço global em 2026.
A Airbus Defence and Space permanecerá como acionista majoritária da AALTO. O investimento está sujeito a condições de fechamento e aprovações regulatórias.
Modelo
Voando por meses seguidos na estratosfera, o Zephyr busca transformações para a conectividade móvel e observação da Terra. Ele pode se transformar em uma torre multifuncional no céu para fornecer serviços de conectividade móvel 5G diretos para dispositivos com baixa latência, alimentada por energia solar e situada na estratosfera.
Além disso, aproveitando o serviço de observação da Terra da Airbus, o Strat-Observer, o Zephyr também pode ser usado para uma variedade de aplicações de monitoramento, rastreamento, detecção e sensoriamento.
A AALTO acredita, por isso, estar bem posicionada para expansão da cobertura de operadoras de rede móvel e fornecimento de conectividade de alta capacidade, incluindo a resposta do Japão a desastres naturais.
Este investimento aprofunda uma colaboração de longa data entre AALTO, a NTT Docomo e a Space Compass – que por sua vez, é um consórcio tocado pela NTT e SKY Perfect JSAT e focado no estabelecimento de uma Rede de Computação Integrada no Espaço.
O roadmap japonês para comercializar HAPS começou com um acordo para explorar a colaboração com a AALTO assinado em 2022. Além deste investimento, AALTO e Space Compass também assinarão acordos comerciais para aprofundar seu envolvimento no Japão e na Ásia nos próximos anos.
Para o Diretor de Tecnologia da NTT Docomo, Takaaki Sato, "a empresa continua a melhorar a qualidade da rede e tem se concentrado em estabelecer novas fronteiras tecnológicas que aprimoram o acesso aos serviços de conectividade".
Segundo ele, há um entusiasmo com o potencial das soluções NTN baseadas em HAPS. "Esta tecnologia reúne uma engenharia de ponta única com economias alinhadas para expandir a cobertura para áreas rurais e remotas e apoiar nossa resposta coletiva a desastres naturais", afirmou.
"O Japão possui muitas ilhas remotas e áreas montanhosas, onde não há soluções econômicas de conectividade. Nossa relação estratégica com a AALTO, fundamentada em inovação tecnológica e na oportunidade do mercado de conectividade, nos ajudará a construir uma nova infraestrutura de telecomunicações nessas áreas, e ainda durante uma era de declínio populacional", defendeu Shigehiro Hori, Co-CEO da Space Compass Corporation.