Uso de Inteligência Artificial nos órgãos federais ainda é incipiente, aponta TCU

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que mais de um terço (38%) das organizações federais estão no nível zero de maturidade em Inteligência Artificial, ou seja, não utilizam e sequer planejam utilizar essa tecnologia exponencial. O documento também diz que um outro terço dos órgãos, aproximadamente 33,5%, encontram-se no nível 1. Isso significa que já estão tendo conversas internas sobre a inteligência artificial, mas de modo ainda especulativo.

O relatório foi produzido pelo ministro Aroldo Cedraz e tem como objetivo avaliar o estágio atual e perspectivas de utilização de Inteligência Artificial (IA) na administração pública federal, com o propósito de identificar os riscos associados, conhecer os impactos para o controle e avaliar a proposta da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA).

Cerca de três em cada dez instituições do governo federal, 28,5%, se localizam nos níveis 2, 3 ou 4 de maturidade em IA. Sendo a maior parte delas, 17,1% do total, na fase de experimentação, com provas de conceito elaboradas ou já em fase piloto. Em torno de 8% das organizações federais estão na fase de estabilização, com os primeiros projetos de IA em produção. Apenas 3,4% do total já está no nível 4, expandindo para novos projetos de IA.

Notícias relacionadas

Segundo o TCU, o levantamento atual revelou lacunas que podem comprometer o alcance dos objetivos das organizações federais. Foi verificado o problema da ausência de objetivos específicos, realistas e mensuráveis de IA na administração pública federal. A fiscalização do Tribunal apontou ainda a falta de uma referência inicial para avaliar os resultados no âmbito federal. Além disso, foram encontradas falhas no modelo de vinculação lógica entre problemas, ações e resultados das soluções em inteligência artificial.

"Análises semânticas de textos com base em algoritmos inteligentes e modernos poderiam alavancar avanços na área processual. Além disso, muitas decisões são repetitivas. São dezenas, centenas e até milhares de vezes que decidimos questões repetidas usando a boa, demorada e cara inteligência natural", comentou o ministro Aroldo Cedraz.

Acompanhamento

Diante desse quadro, o TCU decidiu que vai continuar acompanhando o nível de maturidade em inteligência artificial das instituições federais. Para tanto, a Corte de Contas vai desenvolver um sistema referencial de auditoria próprio para fiscalizar a IA.

O Tribunal também vai avaliar a implementação da EBIA e editar um guia com parâmetros e riscos para auxiliar gestores públicos na contratação ou desenvolvimento de soluções de inteligência artificial. A unidade técnica do TCU responsável pela instrução do processo foi a Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!