Huawei: motivação dos ataques dos EUA é comercial

A Huawei contra-atacou os ataques promovidos pelo governo dos Estados Unidos e em resposta à pressão do governo do Reino Unido por regras mais restritivas para o 5G. O vice-presidente da Huawei local, Victor Zhang, afirmou em comunicado na terça-feira, 2, que o inquérito promovido pelo comitê de defesa do parlamento britânico "concentrou o desejo dos EUA de uma companhia nacional de 5G que possa 'se equiparar' ou 'vencer' a Huawei". E com isso, afirmou: "É claro que é a posição de mercado, em vez de preocupação com a segurança, que baseia o ataque dos EUA na Huawei".

Zhang afirmou que o comitê do parlamento "não tem nenhuma evidência para apoiar substancialmente as alegações". Reiterou que a Huawei abraça a competição "aberta e justa" e que está interessada em promover a inovação e redução de custos. Destacou também que, por 20 anos, trabalhou com as operadoras britânicas para construir redes "robustas e seguras" nas tecnologias 3G e 4G, adotando a mesma abordagem para o 5G.

O Reino Unido havia estabelecido regras que restringiam o emprego de tecnologia de fornecedores considerados "não seguros" – na prática, referindo-se às chinesas Huawei e ZTE. No entanto, em maio, a imprensa britânica afirmou que o primeiro ministro, Boris Johnson, estaria ordenando a elaboração de um plano para zerar a participação da fornecedora chinesa na infraestrutura de telecomunicações da nação dentro de três anos.

Notícias relacionadas

Mais acusações

Enquanto isso, o vazamento sistemático de supostas provas contra a Huawei continuou nesta quarta-feira, 3. A agência de notícias Reuters afirmou em reportagem ter documentos que mostrariam que a chinesa escondeu a operação no Irã após as primeiras notícias acusando a CFO da companhia, Meng Wanzhou, que foi presa no Canadá sob acusação de fraude ainda no final de 2018. A acusação é que a empresa teria vendido equipamentos de computadores dos Estados Unidos para o Irã, o que violaria a segurança nacional norte-americana. 

Segundo a Huawei, a empresa que realizou negócios no Irã, a Skycom, seria apenas uma parceira local. A reportagem da Reuters afirma que a chinesa "efetivamente controlou a Skycom". Os documentos que provariam isso incluiriam registros de negócios, como "memorandos, cartas e acordos". Ainda de acordo com a agência de notícias, a Huawei teria, no começo de 2013, tentando se separar da Skycom, chegando a fechar escritórios e trocar a equipe de diretores da suposta subsidiária.

Desde o início das investigações, a Huawei tem alegado inocência e afirmado que é alvo de uma guerra comercial dos Estados Unidos para impedir o avanço da China no 5G. Apesar das repetidas acusações e sanções desde o início da crise, em 2018, o governo norte-americano não apresentou provas concretas no caso até o momento. De acordo com reportagem da Down Jones Newswire publicada no jornal Valor Econômico nesta quarta-feira, a sueca Ericsson tem emergido como a fornecedora de telecomunicações "mais bem-sucedida" justamente devido aos bloqueios contra a Huawei. 

Brasil

No Brasil, a situação da fornecedora ainda está sem maiores definições. Enquanto a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) diz que a ausência da Huawei seria prejudicial ao País na implantação do 5G, ao mesmo tempo afirma a palavra final é do presidente Jair Bolsonaro, que costuma seguir direcionamentos do presidente norte-americano, Donald Trump. O Planalto já está sendo "instrumentalizado" sobre o assunto por diferentes esferas do governo, incluindo as pastas da Economia, Relações Exteriores, MCTIC, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Anatel, além da própria Secretaria Especial do PPI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!