Tráfego global de dados móveis crescerá 12 vezes até 2018

O tráfego de dados móveis no mundo dobrou entre o primeiro trimestre do ano passado e o mesmo período neste ano, segundo aponta o estudo de mobilidade da Ericsson divulgado nesta segunda, 3. Na comparação com os últimos três meses de 2012, o aumento foi de 19%, totalizando aproximadamente 1.500 Petabytes mensais, somando uplink e downlink, ao final de março deste ano. Mas a explosão ainda vai aumentar: graças ao grande consumo de vídeos em handsets, a expectativa da companhia é de que o tráfego de dados geral deverá crescer 12 vezes de 2012 até o fim de 2018, enquanto o serviço de voz continuará a registrar crescimento de dígito único no período.

Notícias relacionadas
O tráfego de vídeo será o grande responsável por esse volume de informação transmitido nas redes móveis, crescendo 60% anualmente até o final de 2018, quando será responsável por metade do tráfego móvel global. Isso inclui serviços over-the-top (OTT), como Netflix e YouTube, e comunicação, como Skype e Hangout; mas exclui grande parte do tráfego de compartilhamento de arquivos e de dados criptografados.

Em se tratando do consumo em aplicativos, o vídeo, que atualmente responde por 31% do tráfego móvel, deverá chegar a 46% em 2018. Por sua vez, a navegação pela Internet e o acesso a redes sociais deverão ser responsáveis por cerca de 10% cada do total do volume de dados em 2018. Considerando o tráfego em aplicativos, os percentuais serão de 10% e 9% daqui a cinco anos – queda em relação a 2012, quando a navegação da web foi responsável por 14% do tráfego, enquanto os sites de relacionamento ficaram com 10%.

A Ericsson diz que o tráfego por usuário é afetado "parcialmente" pelo tamanho da tela do device e pela resolução cada vez maior desses displays. O relatório afirma que, em média, um notebook gera cinco vezes mais tráfego do que um smartphone, com 2,5 GB/mês e 450 MB/mês, respectivamente. No final de 2018, a estimativa é de que sejam 11 GB/mês para computadores móveis e 2 GB/mês para smartphones.

Em tablets, o crescimento de dados nesses seis anos será de 40 vezes, com uma média anual de aumento de 85%. Esses dispositivos atualmente são responsáveis por 600 MB/mês de consumo de dados por usuário, taxa que deverá crescer para 3.100 MB/mês em 2018. É mais consumo do que o registrado em smartphones, que usavam 450 MB/mês em 2012 e deverão chegar a 1.900 MB/mês daqui a cinco anos.

Considerando somente o tráfego de voz, o aumento foi de 4% no comparativo anual. Os dados de tráfego não incluem DVB-H, Wi-Fi ou Mobile WiMAX, enquanto voz não inclui VoIP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!