Renan Calheiros pede ao CCS parecer sobre lei do direito de resposta

Enfim, o Conselho de Comunicação Social (CCS) começa a ter um papel mais ativo na discussão dos temas relativos à Comunicação Social que estão sendo debatidos no Congresso Nacional. O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), que esteve nesta segunda, 3, na reunião do CCS, pediu aos conselheiros um parecer sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 141/2011, que regulamenta o exercício do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação.

Notícias relacionadas
Já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o projeto, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), aguarda inclusão na Ordem do Dia do Plenário.

"É muito importante que o Conselho dê um parecer dizendo o que entende desses assuntos", disse Calheiros. O senador também anunciou que o Senado realizará nos próximos meses um seminário sobre liberdade de expressão, em que será requerida a participação do CCS. "Precisaremos da participação do conselho na formulação deste seminário. Não podemos permitir nada, direta ou indiretamente, que vá contra a liberdade de expressão. É papel do Congresso Nacional atuar na defesa da democracia", afirmou.

Essa é a primeira vez que o CCS vai se debruçar sobre uma demanda que veio diretamente do Congresso Nacional. Desde a sua reativação em agosto do ano passado (depois de oito anos de inatividade), o conselho trabalhou sobre os assuntos já aprovados – como a regulamentação da Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) e da lei que criou a EBC – e a sua opinião sobre esses temas não teve efeito algum.

O Conselho de Comunicação Social tem como atribuições realizar estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações do Congresso Nacional no que diz respeito à regulação dos meios de comunicação do País.

Com Informações da Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!