Anatel prepara regulamento para compartilhamento de espectro

A Anatel estuda a criação de uma regulamentação de RAN sharing, ou seja, de compartilhamento de espectro e de equipamentos eletrônicos pelas operadoras móveis. A proposta de regulamento deve entrar em consulta pública ainda este ano.

Notícias relacionadas
A ideia é viabilizar, por exemplo, o uso da faixa de 900 MHz para 4G, disse o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, durante o 13º Rio Wireless, evento realizado nesta segunda-feira, 3, no Rio de Janeiro. Hoje cada uma das quatro grandes operadoras possui licenças de 2,5 MHz + 2,5 MHz nessa faixa, voltada para o 2G. Com o RAN sharing seria possível compartilhar 10 + 10 MHz entre as teles, o que permitiria a oferta de 4G. Isso sem falar no desaparecimento das faixas de guarda, aquelas que servem para proteger de interferência entre os serviços das teles, o que garantiria ainda mais espectro para o 4G.

A agência também analisa a possibilidade de tornar o RAN sharing obrigatório no interior do País, o que pode ser incluído nas regras do leilão de 700 MHz, disse Valente.

Necessidade de espectro

Paralelamente, o órgão regulador realizará uma atualização no seu estudo sobre demanda por espectro móvel no Brasil para os próximos anos. A avaliação mais recente foi feita em 2010 e previa uma necessidade de 1.020 MHz no Brasil em 2020. O novo estudo levará em conta os ganhos de eficiência com o RAN sharing, mas também o aumento da demanda por tráfego móvel, especialmente com aplicações em vídeo. Valente acredita que no fim das contas o País precisará de mais banda do que havia sido previsto no estudo de 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!