Além de já terem causado mais de 30 mortes e deixado diversas pessoas desaparecidas e feridas, as fortes chuvas que impactam o Rio Grande do Sul afetaram os serviços de telecomunicações.
No levantamento que divulgou esta manhã, a Defesa Civil gaúcha aponta que clientes da operadora TIM de 87 cidades estão sem acesso à telefonia e Internet. Usuários da Claro de 51 municípios também não conseguiam acessar os serviços. Já a Vivo enfrentava problemas em 19 localidades.
Nos dois primeiros casos o número de localidades sem serviço cresceu desde a atualização da última quinta-feira, 2, enquanto a Vivo conseguiu diminuir o número de pontos afetados.
Roaming e satélite
A fim de minimizar os problemas de conectividade, as três operadoras liberaram o roaming entre si. Com isso, os usuários de uma empresa poderão acessar, temporariamente, a rede das outras duas companhias, conforme a disponibilidade do sinal.
"As prestadoras [dos serviços] acompanham de perto a situação climática, que afeta serviços como o fornecimento de energia elétrica e deixa sem acesso estradas e ruas de diversas cidades, para retomar com segurança o trabalho de restabelecimento dos serviços prejudicados", informou, em nota, a Conexis, entidade que reúne as principais empresas de telecomunicações e de conectividade.
Já a Telebras enviou na última sexta-feira, 3, mais 20 antenas emergenciais para dar apoio às equipes de resgate. As antenas servirão para conectar também centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos com Internet de banda larga nas regiões atingidas pelo desastre ambiental.
A medida é uma iniciativa do Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A Telebras já havia enviado 14 antenas emergenciais na última quinta, 2. Com isso, são 34 terminais satelitais transportáveis da empresa estatal à disposição das equipes, informou o MCom.
Os equipamentos da Telebras serão destinados para as cidades de Estrela, Lajeado, Muçum, Roca, Sales, Arroio do Meio, Encantado, Taquari, Venâncio Aires, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Candelária e Santa Cruz do Sul.
(Com informações da Agência Brasil)