Publicidade
Início Newsletter União Europeia acena com big techs ajudando a custear redes de telecom

União Europeia acena com big techs ajudando a custear redes de telecom

CC-BY-4.0: © European Union 2019 – Source: EP

A União Europeia (UE) pode estar se sensibilizando com o pleito das operadoras do continente para que as big techs ajudem a custear o investimento em redes de telecomunicações.

Vice-presidente executiva da Comissão Europeia e comissária do bloco para concorrência e economia digital, Margrethe Vestager, confirmou que um estudo sobre o tema está em andamento para avaliar se e como as gigantes da tecnologia podem contribuir mais ativamente com a camada de infraestrutura.

“Nós vemos que há players que geram muito tráfego que viabilizam seus negócios, mas não estão contribuindo […] para viabilizar os investimentos na implantação da conectividade”, sinalizou Vestager, durante coletiva de imprensa cobrindo uma possível ação da Comissão contra a Apple.

Notícias relacionadas

Ainda segundo a líder europeia, a UE está “no processo de obter uma compreensão completa de como isso pode ser viabilizado” e “ver se há assimetrias nos mercados que tornariam justo pedir uma contribuição para o investimento nas redes”, segundo o portal Mobile Live World.

De acordo com operadoras de telecom reunidas na associação ETNO, seis dos principais grupos de tecnologia (Meta, Alphabet, Apple, Amazon, Microsoft e Netflix) são responsáveis por 56% do tráfego fixo e móvel no continente, enquanto fariam “pouca ou nenhuma contribuição” para os custos.

No Brasil, o debate sobre assimetrias com as big techs também está na agenda estratégica das teles, com foco em medidas de desregulação para estas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile