Algar Telecom lança programa para qualificação de mulheres em tecnologia

Foto: Pixabay

Em uma parceria com o Instituto Algar, a Algar Telecom está iniciando uma edição Garotas Digitais do programa Talentos de Futuro. Mulheres de Uberlândia (MG) entre 17 e 24 anos que queiram começar a desenvolver no ramo da tecnologia podem se inscrever até 10 de maio em um curso de formação totalmente gratuito e digital, com certificação.

As inscrições para as turmas já estão abertas a partir de alguns requisitos: estar no 3º ano do ensino médio em escola pública ou estar cursando até o 3º período de faculdade, na área de tecnologia; ter uma renda per capita de até três salários-mínimos; ter um computador; e possuir disponibilidade de tempo para realização das atividades.

O objetivo é contribuir para que o público feminino possa adquirir as habilidades tanto técnicas quanto comportamentais necessárias para atuar na área. As aulas serão ministradas no formato híbrido e acontecerão entre maio e agosto deste ano. Os encontros presenciais serão semanais e acontecerão na Faculdade Esamc; já os encontros online serão quinzenais.

Notícias relacionadas

Do ponto de vista técnico, serão contemplados os seguintes temas: lógica, lógica de programação e Java. Já a formação comportamental trará as competências básicas para inserção e permanência no mercado de trabalho, abordando tópicos como ética, trabalho em equipe, comunicação, negociação e inovação.

"A sub-representação das mulheres no universo da tecnologia, da inovação e das Ciências Exatas em geral é um problema com raízes profundas. Diferente do que muitos imaginam, essa situação não tem nenhuma relação com a capacidade intelectual de meninas, mesmo que ainda hoje persista a ideia de que elas não tenham uma habilidade natural para essas áreas, e sim para humanas", afirmou a diretora do Instituto Algar, Carolina Toffoli.

"Esse é um mito que precisamos ajudar a desconstruir. Queremos contribuir com isso e com a realização de iniciativas que possam ajudar a promover uma maior diversidade no universo da TI e das telecomunicações", completou Toffoli.

Apesar de serem quase metade do total de trabalhadores formais do País, dados da CIPPEC apontam que mulheres representam apenas 20% dos empregos especializados em ciência e tecnologia no Brasil, segundo a Algar. Um outro estudo elaborado pelo Boston Consulting Group e citado pela operadora aponta que pessoas do gênero feminino ocupam somente 9% dos cargos de CEO em empresas de tecnologia do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!