Governo monta demonstrações de 5G em Brasília, incluindo rede privativa, mas sem marcas

O Ministério das Comunicações lançou nesta segunda-feira a "Semana Nacional das Comunicações", que vai de 3 a 7 de maio. A novidade é que a celebração incluirá uma exposição com algumas aplicações piloto de 5G. O ministro Fábio Faria já havia anunciado que gostaria de demonstrar casos práticos de uso de 5G antes do leilão.

Segundo apurou TELETIME, estão previstas demonstrações de telemedicina com a Nokia; educação e segurança com a Ericsson; baixa latência com a Samsung; e agricultura, mineração, streaming e indústria 4.0 com a Huawei. A Ericsson e a TIM estarão juntas ainda na demonstração da rede privativa do governo. Não há nenhum estande especificamente dedicado à promoção de tecnologias Open RAN.

As marcas das empresas que estão apresentando as demonstrações, contudo, não devem aparecer. Com a montagem dos estandes já em curso, houve uma determinação do governo para que não fossem expostas marcas de empresas. Conforme a apuração, nem todas as empresas foram convidadas a participar. Nem todas as grandes operadoras foram chamadas para as preparações do evento, apurou este noticiário.

Notícias relacionadas

A agenda faz parte das comemorações do Dia Nacional das Comunicações, comemorado anualmente no dia cinco de maio. Dentre as atividades, estão a exposição Digital Day e uma exibição do 1º piloto do 5G standalone do Brasil, no Palácio do Planalto.

O Digital Day é uma exposição que vai acontecer no Salão Negro do Congresso Nacional com foco nas inovações e aplicações do 5G para uso industrial.

Rede privativa do governo

No Palácio do Planalto, será lançado 1º piloto do 5G standalone do Brasil. A infraestrutura de rede utilizada será da Ericsson e o sinal de conectividade será disponibilizado pela operadora TIM. O teste no Palácio do Planalto será uma amostra do que será a futura rede privada segura de governo.

A antena de 5G nessa demonstração funcionará em uma faixa de 100 MHz de banda e com o Release 16, tecnologia prevista no edital que leiloará as frequências usadas no 5G no Brasil. Recentemente o presidente Jair Bolsonaro fez uma demonstração de uma chamada de vídeo com o ministro Fábio Faria, utilizando uma rede 5G viabilizada pela Vivo e pela Nokia (na ocasião, as duas marcas ganharam visibilidade).

Mais atividades

Além das duas atividades, a Semana Nacional de Comunicação contará com entregas de programas do MCom, como o Wi-Fi Brasil e serão apresentadas novidades para o setor de rádio e TV e conteúdo especial sobre o tema nas redes do ministério.  Nesta segunda-feira, 3, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram o selo postal comemorativo da Semana das Comunicações. O dia 5 de Maio é a data de nascimento do Marechal Rondon, Patrono das Comunicações no Brasil. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!