Publicidade
Início Newsletter Governo monta demonstrações de 5G em Brasília, incluindo rede privativa, mas sem...

Governo monta demonstrações de 5G em Brasília, incluindo rede privativa, mas sem marcas

O Ministério das Comunicações lançou nesta segunda-feira a “Semana Nacional das Comunicações”, que vai de 3 a 7 de maio. A novidade é que a celebração incluirá uma exposição com algumas aplicações piloto de 5G. O ministro Fábio Faria já havia anunciado que gostaria de demonstrar casos práticos de uso de 5G antes do leilão.

Segundo apurou TELETIME, estão previstas demonstrações de telemedicina com a Nokia; educação e segurança com a Ericsson; baixa latência com a Samsung; e agricultura, mineração, streaming e indústria 4.0 com a Huawei. A Ericsson e a TIM estarão juntas ainda na demonstração da rede privativa do governo. Não há nenhum estande especificamente dedicado à promoção de tecnologias Open RAN.

As marcas das empresas que estão apresentando as demonstrações, contudo, não devem aparecer. Com a montagem dos estandes já em curso, houve uma determinação do governo para que não fossem expostas marcas de empresas. Conforme a apuração, nem todas as empresas foram convidadas a participar. Nem todas as grandes operadoras foram chamadas para as preparações do evento, apurou este noticiário.

Notícias relacionadas

A agenda faz parte das comemorações do Dia Nacional das Comunicações, comemorado anualmente no dia cinco de maio. Dentre as atividades, estão a exposição Digital Day e uma exibição do 1º piloto do 5G standalone do Brasil, no Palácio do Planalto.

O Digital Day é uma exposição que vai acontecer no Salão Negro do Congresso Nacional com foco nas inovações e aplicações do 5G para uso industrial.

Rede privativa do governo

No Palácio do Planalto, será lançado 1º piloto do 5G standalone do Brasil. A infraestrutura de rede utilizada será da Ericsson e o sinal de conectividade será disponibilizado pela operadora TIM. O teste no Palácio do Planalto será uma amostra do que será a futura rede privada segura de governo.

A antena de 5G nessa demonstração funcionará em uma faixa de 100 MHz de banda e com o Release 16, tecnologia prevista no edital que leiloará as frequências usadas no 5G no Brasil. Recentemente o presidente Jair Bolsonaro fez uma demonstração de uma chamada de vídeo com o ministro Fábio Faria, utilizando uma rede 5G viabilizada pela Vivo e pela Nokia (na ocasião, as duas marcas ganharam visibilidade).

Mais atividades

Além das duas atividades, a Semana Nacional de Comunicação contará com entregas de programas do MCom, como o Wi-Fi Brasil e serão apresentadas novidades para o setor de rádio e TV e conteúdo especial sobre o tema nas redes do ministério.  Nesta segunda-feira, 3, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram o selo postal comemorativo da Semana das Comunicações. O dia 5 de Maio é a data de nascimento do Marechal Rondon, Patrono das Comunicações no Brasil. (Colaborou Samuel Possebon)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile