Publicidade
Início Newsletter Abrint retoma campanha por atualização de lista da Anatel de municípios com...

Abrint retoma campanha por atualização de lista da Anatel de municípios com fibra

Foto: Pixabay

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) retomou a campanha para que as empresas atualizem informações na Anatel para constar na listagem de municípios que possuem backhaul de fibra. Segundo a entidade nesta segunda-feira, 3, essa lista estava desatualizada até “meados de abril”, contabilizando 380 sedes de municípios e 2.151 locais que ainda não teriam a infraestrutura.

A campanha deverá durar menos de três meses, de acordo com a associação. Isso porque o regulador deu o prazo de 90 dias para que entidades e provedores se manifestem formalmente.

Essa campanha da Abrint tem importância porque a Anatel precisa ser atualizada na hora de elaborar políticas públicas para promover a implantação de infraestrutura por meio de investimento de grandes operadoras. Por exemplo, os compromissos que as teles deverão assumir ao adquirir as licenças do leilão do 5G

Notícias relacionadas

Mapeamento

Mapa interativo no site da Abrint

Existe inclusive a possibilidade de haver discrepância entre a lista da agência e a realidade da infraestrutura. Por isso, a Abrint disponibiliza ferramenta para que provedores regionais informem as localidades onde possuem rede. Com isso, a associação poderá protocolar na Anatel uma “sinalização de inconsistências” na lista publicada.

Além das localidades que deverão ser incluídas em compromissos do leilão do 5G, também há o Plano Geral de Metas de Universalização novo (PGMU V). A Anatel divulgou na semana passada a lista de municípios a serem atendidos pelo programa. 

Por meio de um mapa interativo no site da Abrint, é possível acompanhar quantos municípios ainda não têm backhaul de fibra de acordo com cada estado. A associação diz que essa lista é atualizada em tempo real. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile