A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) retomou a campanha para que as empresas atualizem informações na Anatel para constar na listagem de municípios que possuem backhaul de fibra. Segundo a entidade nesta segunda-feira, 3, essa lista estava desatualizada até "meados de abril", contabilizando 380 sedes de municípios e 2.151 locais que ainda não teriam a infraestrutura.
A campanha deverá durar menos de três meses, de acordo com a associação. Isso porque o regulador deu o prazo de 90 dias para que entidades e provedores se manifestem formalmente.
Essa campanha da Abrint tem importância porque a Anatel precisa ser atualizada na hora de elaborar políticas públicas para promover a implantação de infraestrutura por meio de investimento de grandes operadoras. Por exemplo, os compromissos que as teles deverão assumir ao adquirir as licenças do leilão do 5G.
Mapeamento
Existe inclusive a possibilidade de haver discrepância entre a lista da agência e a realidade da infraestrutura. Por isso, a Abrint disponibiliza ferramenta para que provedores regionais informem as localidades onde possuem rede. Com isso, a associação poderá protocolar na Anatel uma "sinalização de inconsistências" na lista publicada.
Além das localidades que deverão ser incluídas em compromissos do leilão do 5G, também há o Plano Geral de Metas de Universalização novo (PGMU V). A Anatel divulgou na semana passada a lista de municípios a serem atendidos pelo programa.
Por meio de um mapa interativo no site da Abrint, é possível acompanhar quantos municípios ainda não têm backhaul de fibra de acordo com cada estado. A associação diz que essa lista é atualizada em tempo real.