Telecom Italia avança nas receitas impulsionada por resultados no Brasil

Com crescimento na Itália e no Brasil, a Telecom Italia apresentou um trimestre com números positivos, segundo relatório financeiro do grupo publicado nesta quarta-feira, 3. Em particular, agradou à matriz italiana o desempenho da TIM no mercado brasileiro, revertendo tendência de queda de 13 trimestres seguidos e aumentando a participação nas receitas e lucros da companhia. 

As receitas totais da Telecom Italia somaram 4,819 bilhões de euros no primeiro trimestre, um avanço de 8,5% comparado com igual período do ano passado. Com 1,181 bilhão de euros no começo de 2017, o Brasil mostrou um aumento de 31,7%, maior em números absolutos do que o desempenho do mercado doméstico. Com isso, aumentou também a participação brasileira na receita total do grupo italiano, passando de 20,2% para 24,5% em 12 meses.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA) totalizou 1,990 bilhão de euros, avanço de 16,2%. A margem foi de 41,3%, aumento de 2,7 pontos percentuais (p.p.). O EBTIDA do Brasil foi de 372 milhões de euros, aumento de 44,2%, com margem avançando 2,9 p.p. e encerrando março em 31,6%.

Notícias relacionadas

O lucro operacional avançou 22,9% e totalizou 865 milhões de euros, com margem de 17,9%, ou 2 p.p. acima do ano passado. O lucro líquido, entretanto, foi de 200 milhões de euros, um recuo de 50,63%.

O Capex do grupo italiano totalizou 831 milhões de euros entre janeiro e março deste ano, uma redução de 11,97%. O Capex destinado ao Brasil no período foi de 200 milhões de euros, um aumento de 20,48%, incluindo um impacto positivo de variação cambial de 46 milhões de euros. Aumentou também a participação da TIM Brasil no total de investimentos: subiu de 17,6% para 24,1%.

A dívida líquida ajustada totalizou 25,235 bilhões de euros ao final de março, um aumento de 116 milhões de euros frente ao final de 2016. A companhia afirma que isso reflete o pagamento de 257 milhões de euros pela TIM Brasil para o consórcio da Entidade Administradora da Digitalização (EAD) para a limpeza do espectro de 700 MHz. Segundo a companhia, não fosse isso, haveria uma melhora de 141 milhões de euros na dívida.

Previsões

A Telecom Italia prevê para triênio 2017-2019 a continuação de seu processo de transformação, com foco em disciplina financeira para desenvolvimento sustentável com mais eficiência operacional e mais investimento em fibra e banda larga móvel. Especificamente para a TIM Brasil, o plano é o "relançamento" da operadora, reposicionando a subsidiária baseada na qualidade das ofertas e rede, enquanto procura competir no segmento pós-pago e melhorar a lucratividade. "Em particular, haverá um maior impulso na criação da infraestrutura de ultra banda larga móvel – ao final do plano, 95% da população terá cobertura 4G em aproximadamente 3,6 mil cidades – e o desenvolvimento de ofertas convergentes graças em parte aos acordos com principais produtores de conteúdo premium", destaca a empresa no comunicado.

Para um futuro mais imediato, a companhia espera uma melhora no mercado italiano nos próximos seis ou nove meses, segundo explicou o CEO Flavio Cattaneo durante a teleconferência com analistas. Em particular, deverá presenciar uma melhora nas receitas de serviços domésticos, com foco na ultra banda larga – em particular, acessos com foco em FTTx. O executivo não endereçou o mercado brasileiro, mencionando apenas que não daria previsão no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!