OAB diz que limite de dados dificultará acesso à Justiça

Em seu pronunciamento na audiência pública realizada nesta terça-feira, 3, por três comissões do Senado, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, afirmou que o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que foi adotado para resolver a demanda pelo acesso ao Poder Judiciário, será duramente impactado pela limitação de uso de dados da internet fixa, anunciada pelas operadoras. "Sem deixar de levar em conta que todo o cidadão brasileiro tem direito a acessar a internet, considerada um serviço essencial", ressaltou.

O advogado criticou as declarações do presidente da Anatel, João Rezende, que decretou o fim da era da internet ilimitada. "Talvez o que tenha terminado naquele momento foi a era da Anatel, porque não tem compromissos com os consumidores", frisou.

O coordenador da comissão do direito do consumidor da OAB, Kleber Gomes, por sua vez, disse que a internet no Brasil sempre foi limitada pela velocidade. Para ele, a franquia prejudica não só o Judiciário, mas também o ensino a distância e os profissionais que trabalham em casa. "Assistir 10 aulas online, em alta resolução, consome toda a franquia prevista nos planos mais baratos", comparou.

Notícias relacionadas

Ministério Público

O representante do Ministério Público, procurador Frederick Lustosa de Melo, afirmou, na audiência pública que debateu a franquia de dados na banda larga fixa, que a limitação é permitida por regra da Anatel, ou seja, é legal, "mas isso não quer dizer que seja legítimo". Ele entende que a medida pode onerar excessivamente o consumidor.

Gomes disse que também está analisando a existência de cartel no mercado e, para isso, já acionou o procurador do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ele afirmou que a questão está sendo levada para o Judiciário, mas que, diante da complicação técnica, deveria ser resolvida em outra esfera pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!