A Ericsson anunciou nesta quinta-feira, 3, ter chegado um acordo em âmbito global com a Lenovo para resolver uma disputa sobre patentes entre as duas companhias. O litígio já durava anos e envolvia diversos países, a exemplo do Brasil.
De acordo com as partes, parte do acordo envolve a retirada de todas as ações judiciais e processos administrativos em andamento, movidos por ambas as empresas, em vários países, incluindo os casos pendentes na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês). Além dos Estados Unidos e Brasil, os processos também se estendiam por Inglaterra e Colômbia
"Espera-se que os impactos financeiros sejam reconhecidos a partir do segundo trimestre de 2025, refletindo o acordo parcial. A disputa restante sobre licenciamento de patentes será totalmente resolvida por meio de um processo de arbitragem entre as partes", afirma a Ericsson, em comunicado.
Amazon e Nokia
Nesta semana, Amazon e Nokia também assinaram um acordo para terminar uma batalha judicial em diversas jurisdições e permitir que a varejista utilizasse as tecnologias de vídeo da multinacional finlandesa nos seus serviços e dispositivos de streaming. A Nokia diz ser autora de 5 mil invenções criadas para produto e serviços de multimídia nos últimos 25 anos.