TIM também entrega carta compromisso à Anatel com medidas

Nesta sexta-feira, 3, a TIM também enviou carta à Anatel com compromissos de manutenção de serviço e medidas para o combate ao coronavírus (covid-19). A operadora diz estar "focada nas demandas dos clientes e no acesso à informação", e ressalta que tomará medidas para preservar a saúde de funcionários e colaborar com órgãos governamentais. 

A operadora cita medidas internas já divulgadas, como a implantação de home office. Para os clientes, destaca a oferta de bônus de franquia para todos os planos, além de flexibilização nas condições de pagamento e parcelamento de multa. Para a sociedade, afirma estar priorizando demandas de governo, sobretudo instituições de saúde e hospitais.

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Medidas para consumidores

  • A TIM está oferecendo bônus de 2 GB de dados na franquia em todos as modalidades: pré-pago, pós-pago e controle;
  • Flexibilização temporária de cobrança e condições de pagamento para clientes pós-pago, controle, corporativo e banda larga fixa TIM Live. O usuário precisa entrar em contato com a operadora e negociar o parcelamento de faturas em aberto para até 10 vezes, sem multa ou juros;
  • Para clientes pré-pagos, a TIM concederá, a partir do dia 6 de abril, validade estendida para 60 dias para novos créditos de até R$ 20;
  • Liberação de roaming internacional nos EUA e Europa para clientes;
  • Tráfego sem descontar da franquia de dados móveis (zero rating) para ferramentas do Microsoft Office 365 para todos os clientes pós-pagos;
  • Serviços de valor agregado (SVA)s com inclusão gratuita: TIM Games e Playkids, além dos SVAs já oferecidos nos planos atuais. Para TIM Live, há o Esporte Interativo, Cartoon Network, Looke e canais Fox;
  • O desbloqueio da TIM Live para clientes em suspensão parcial, com velocidade de conexão reduzida por um período adicional;

A TIM também afirma estar incentivando o uso de canais digitais, por meio do aplicativo Meu TIM, por exemplo, ou por meio de SMS, chat no site e WhatsApp. A empresa tem utilizado a Central de Atendimento Cognitiva baseada em inteligência artificial. 

Medidas internas

  • A operadora promove a virtualização dos acessos utilizados pelos técnicos de campo por meio da plataforma TIM Cloud UC. A solução do segmento corporativo da empresa permite que cerca de 500 funcionários de duas centrais de monitoramento de rede possam realizar funções remotamente; 
  • A TIM diz promover o desenvolvimento de plano de contingência e mitigação de riscos para preservação da saúde e continuidade operacional das equipes de manutenção da infraestrutura da rede de transporte, acesso e prédios industriais. Segundo a empresa, há treinamento virtual contínuo sobre "como proceder em atividades e reparos externos";
  • Medidas de home office para todos os funcionários diretos, incluindo o call center, e extensão do programa de apoio psicológico para o regime 24/7. 

Instituições

A TIM destaca atividades já divulgadas, como a parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro para uso de dados agregados e anônimos para mapas de calor. Além disso, cita o acordo setorial fechado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para solução similar de geolocalização. 

A operadora afirma ter notificado provedores over-the-top (OTT), em especial serviços de streaming, para "uso consciente das redes", promovendo a redução do tráfego. Vale lembrar que as três principais OTTs no País – Netflix e Google/YouTube, além do Facebook (Instagram e WhatsApp) – anunciaram redução voluntária da qualidade ou taxa de compressão para gerar menos tráfego. 

Destaca ainda estar priorizando demandas do governo, nas esferas federal, estadual ou municipal, para garantir "o maior nível possível de disponibilidade, sobretudo para instituições de saúde e hospitais". Cita como exemplo o Hospital de Campanha no Estádio do Pacaembu, equipado com acesso gratuito da TIM Live para os profissionais de saúde.

Segundo a TIM, foram enviados até o dia 2 de abril cerca de 20 milhões de SMS para usuários de 16 estados.  

Institucional

Além dessas medidas, a tele também cita a disponibilização de 30 cursos no Instituto TIM. Também afirma manter o programa de empreendedorismo universitário Academic Working Capital, com modalidade remota adaptada. 

"A experiência do Grupo TIM na Itália vem sendo importante para antecipar e adaptar as ações necessárias e ir ao encontro das exigências do período de combate ao coronavírus no Brasil. A TIM está confiante de que toda a sociedade estará unida e sairá ainda mais fortalecida desta situação", declara a companhia no comunicado enviado à imprensa.

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