SES inaugura teleporto em Hortolândia e prevê expansão

A operadora SES inaugurou nesta terça-feira, 3, teleporto na cidade de Hortolândia (SP), de onde fornecerá telemetria, rastreamento e comando de satélites (TT&C) e acesso à capacidade de alto throughput do satélite SES-14. A instalação, que teve investimentos de mais de R$ 10 milhões, deverá começar as operações em junho e trará ainda recursos de monitoramento da frota da companhia e serviços de uplink, downlink e de contribuição para empresas de radiodifusão e de clientes de dados.

Segundo o CTO da SES, Ruy Pinto, a unidade ainda deverá receber em breve uma expansão para o futuro novo satélite HTS voltado ao mercado aeronáutico, o SES-17, cujo lançamento está previsto para o final de 2020. O teleporto também será adjacente a um teleporto parceiro usado para a frota O3b de órbita média (MEO), também da SES, e que tem três antenas e um data center.

A instalação de 5 mil metros quadrados abriga quatro antenas: uma de 9 metros, para controlar o SES-14 (TT&C), além de transmitir sinais de vídeos e dados através dos feixes de cobertura ampla do satélite; uma antena de 13 metros em banda Ka para conectividade com tráfego HTS em toda a América do Sul; e duas antenas dual-band de 3,7 metros cada para monitorar parte da frota da SES para analisar e identificar interferências.

Notícias relacionadas

De acordo com o vice-presidente de vendas para a América Latina e Caribe da operadora, Jurandir Pitsch, toda a infraestrutura está conectada ao centro de controle da operadora em Alphaville (SP). Além disso, o centro de Hortolândia está conectado aos centros da empresa nos Estados Unidos e Luxemburgo, oferecendo redundância. "O teleporto terá diversos outros serviços nos próximos meses e anos, quando teremos muitas novas antenas instaladas", declarou ele durante cerimônia de inauguração.

Pitsch afirma que a cidade no interior paulista foi escolhida por ter uma localização estratégica no Estado, próxima ao entrocamento de rodovias e também ao aeroporto de Viracopos, além de disponibilidade de infraestrutura ótica e mão de obra especializada com as universidades locais. "As condições de microclima da região também são importantes", ressalta, destacando que o local conta com formação de ventos. "É importante para banda Ka e Ku, pois tem dispersão de nuvens que são condições que não se encontram em todas as regiões do Brasil."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!