Anatel quer migrar o serviço de trunking para o SMP

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta, 3, uma proposta de alteração do regulamento do Serviço Móvel Especializado (SME), o trunking. O objetivo é em um primeiro momento equalizar as regras do serviço com as do Serviço Móvel Pessoal (SMP), mas com o objetivo de no futuro acabar com o SME. "A ideia é convergir o SME para o SMP, diante do desequilíbrio da carga regulatória", explica o conselheiro relator da matéria, Marcelo Bechara.

Notícias relacionadas
A motivação da agência em grande medida está baseada na evolução tecnológica. Hoje os smartphones já conseguem emular a função Push-to-Talk, com até mais qualidade que o serviço de trunking tradicional, segundo Bechara.

Outra motivação é do ponto de vista concorrencial. A Nextel com mais de três milhões de clientes tem quase que a totalidade dos clientes do SME, já que a segunda colocada tem apenas dois mil clientes. Além disso, segundo relato de Bechara, a Nextel já tem VU-M (tarifa interconexão com as redes móveis) pactuada com as operadoras do SMP.

O relator também lembrou que na a vedação de comercialização do SME para grupos específicos de clientes não funciona. A agência sabe que, na prática, é muito fácil um "usuário pessoa física" sem pertencer a um grupo específico adquirir uma linha do SME, ao contrário do que dispõe a regulamentação.

A proposta incentiva a migração para outros serviços, como o Serviço Limitado Privado (SLP) e o Serviço Limitado Especializado (SLE), além do próprio SMP, mas não obriga. Entretanto, não serão emitidas novas outorgas nem renovadas as existentes. Caso a empresa opte por migrar para o SMP, há um prazo de 180 dias para que se inicie a coleta dos dados para averiguação do cumprimento das metas de qualidade. A proposta fica em consulta por 45 dias e está prevista uma audiência pública em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!