Vivo lança planos HSPA+ para smartphones em todo Brasil

Em novembro passado, a Vivo lançou seu primeiro plano de banda larga móvel com tecnologia HSPA+, então restrito à região metropolitana de São Paulo e a modems. Agora, a operadora estendeu a oferta para todo o Brasil e criou planos específicos para smartphones. O produto está sendo chamado de "3GPlus", para se diferenciar do 3G. Enquanto neste último a Vivo oferece uma velocidade máxima de 1 Mbps no download, no 3GPlus o pico é de 6 Mbps e a média, 3 Mbps.

Notícias relacionadas
Em vez de simplesmente aumentar o preço por conta da maior velocidade, a empresa optou por elevar a franquia de dados. Foram montados planos com franquias de 500 MB, 750 MB e 2 GB para smartphones. Por exemplo: o plano smartphone ilimitado com 60 minutos de voz e 250 MB de franquia custava R$ 84/mês no Rio de Janeiro e agora passa a ter uma franquia de 500 MB e acesso à rede HSPA+ pelo preço de R$ 99/mês. Planos que eram de 500 MB passam a ter franquias de 750 MB ou 2 GB, com elevação de preço similar.

Toda a rede 3G da Vivo foi atualizada para transmitir dados em HSPA+. Ao todo, são 2.727 cidades cobertas com essa tecnologia pela operadora atualmente. A meta é alcançar 2.832 ao fim do semestre. A empresa não divulga o investimento específico no upgrade.

Análise

Na banda larga móvel, o consumidor brasileiro se acostumou a pagar por franquia de dados e não pela velocidade. Para justificar o aumento dos preços nos planos HSPA+ não bastaria a melhora na velocidade, por isso a Vivo optou por incrementar também as franquias de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!