Vivo lança planos HSPA+ para smartphones em todo Brasil

Em novembro passado, a Vivo lançou seu primeiro plano de banda larga móvel com tecnologia HSPA+, então restrito à região metropolitana de São Paulo e a modems. Agora, a operadora estendeu a oferta para todo o Brasil e criou planos específicos para smartphones. O produto está sendo chamado de "3GPlus", para se diferenciar do 3G. Enquanto neste último a Vivo oferece uma velocidade máxima de 1 Mbps no download, no 3GPlus o pico é de 6 Mbps e a média, 3 Mbps.

Notícias relacionadas
Em vez de simplesmente aumentar o preço por conta da maior velocidade, a empresa optou por elevar a franquia de dados. Foram montados planos com franquias de 500 MB, 750 MB e 2 GB para smartphones. Por exemplo: o plano smartphone ilimitado com 60 minutos de voz e 250 MB de franquia custava R$ 84/mês no Rio de Janeiro e agora passa a ter uma franquia de 500 MB e acesso à rede HSPA+ pelo preço de R$ 99/mês. Planos que eram de 500 MB passam a ter franquias de 750 MB ou 2 GB, com elevação de preço similar.

Toda a rede 3G da Vivo foi atualizada para transmitir dados em HSPA+. Ao todo, são 2.727 cidades cobertas com essa tecnologia pela operadora atualmente. A meta é alcançar 2.832 ao fim do semestre. A empresa não divulga o investimento específico no upgrade.

Análise

Na banda larga móvel, o consumidor brasileiro se acostumou a pagar por franquia de dados e não pela velocidade. Para justificar o aumento dos preços nos planos HSPA+ não bastaria a melhora na velocidade, por isso a Vivo optou por incrementar também as franquias de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.