Isenções fiscais podem reduzir preços de aparelhos Motorola em até 9%

A inclusão da Motorola no pacote de incentivos ao setor produtivo anunciado nesta terça-feira, 3, pelo Governo Federal, pode ter um impacto significativo para o consumidor final: uma redução nos preços dos produtos da fabricante que variará entre 5% e 9%.

Notícias relacionadas
Segundo o novo diretor de relações governamentais da Motorola Mobility, Luiz Cláudio Carneiro, a empresa será beneficiada com a desoneração do PIS/Cofins, medida que consta no pacote de incentivos ao setor produtivo anunciado pela presidenta Dilma Rousseff. A redução nos preços deve beneficiar toda a linha de aparelhos da empresa. A Motorola produz internamente 100% dos produtos comercializados no mercado brasileiro.

A medida é uma tentativa do Governo Federal de impulsionar a indústria nacional, a qual vem sendo duramente atingida – seja pela perda de mercados para exportação, seja pela maior competição interna de produtos importados. “Por um lado, há o aumento das importações, principalmente de produtos asiáticos, o que já gera perdas significativas para a indústria. Por outro, vemos dificuldades para exportar devido ao crescente protecionismo em alguns de nossos maiores mercados, como Venezuela e Argentina”, disse Carneiro, para quem a questão do câmbio valorizado, uma das maiores queixas da indústria brasileira, é uma faca de dois gumes. “A questão do câmbio é relativa, pois ao mesmo tempo em que o câmbio apreciado afeta as exportações, ele reduz o valor dos componentes importados, que ainda respondem por vários setores da cadeia produtiva", afirmou.

A Motorola já tivera sua produção de tablets incluída, em 2011, na Lei de Informática, pela qual se beneficiou da redução do IPI, tendo como contrapartida o estímulo à produção interna de tecnologia. A empresa estima que a medida de estímulo tenha resultado em uma redução de 26% no preço final do produto.

4G

Em relação ao lançamento de aparelhos 4G no mercado brasileiro, Carneiro disse que ainda não há um prazo definido, mas deu a entender que a comercialização pode começar tão logo ocorra a entrada em operação da tecnologia no Brasil. “A Motorola tem por princípio se antecipar às tendências do mercado. Tão logo as redes estejam implantadas e operacionais, é certo que nós teremos produtos no mercado”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!