Fórum SBTVD define como será o middleware nesta segunda, 6

O Fórum SBTVD deve decidir o destino do middleware Ginga na reunião desta segunda-feira, 6. O que está em jogo é a escolha da linguagem procedural do middleware, que está entre a JavaDTV e o GEM. Até o momento, ninguém manifestou opinião nos encontros. Os conselheiros apenas receberam os estudos técnicos. "Nada está decidido. Por enquanto, o que todos concordam é que as duas linguagens atendem as necessidades plenamente", revela um conselheiro. Conforme apurou este noticiário, a linguagem Java tem algumas vantagens em relação ao GEM. O fato de ser totalmente livre de royalties é apenas uma delas. Outra vantagem importante é que a implantação da interatividade seria mais rápida, já que a máquina virtual Java está embarcada nos processadores Intel e STI, e deve ser implantada nos chips da Broadcom até outubro deste ano. Além disso, a força técnica dedicada a harmonizar o JavaDTV com a linguagem declarativa NCL, para formar o middleware Ginga-J, seria maior, contando com esforços da própria Sun. Outro ponto importante é que a base de programadores Java é muito maior.
Embora ninguém tenha emitido opinião nos encontros, especula-se no mercado que a radiodifusão poderia sair em defesa do GEM. "Eles temem que a Internet 'atrapalhe' a televisão", diz uma fonte. A linguagem Java é amplamente difundida na programação para a Internet. Com uma porta de comunicação e a linguagem embarcada nos televisores, nada impediria que Yahoo!, UOL, Terra e Google, por exemplo, passassem a disputar a atenção dos telespectadores dentro de uma caixa que, até há pouco tempo, era exclusiva dos canais de TV. Vale lembrar que os chamados "outros dispositivos" (DVDs, video games ou até computadores ligados ao televisor) vêm ganhando audiência na TV nos últimos anos.
Procedural e declarativa

Notícias relacionadas
O middleware é formado por duas linguagens. A declarativa descreve o quê, e não como, seus procedimentos funcionam. No Ginga, está decidido que esta linguagem será o NCL.
A outra linguagem é a procedural, que especifica os passos que um programa deve seguir para alcançar um estado desejado. A princípio, o Ginga teria a linguagem GEM. Foi apontado pelo próprio Fórum do SBTVD que haveria o risco de surgirem detentores de patentes escondidas no código após a implantação do middleware, o que poderia acarretar royalties mais altos e difíceis de serem negociados, já que abandonar a linguagem nesta altura deixaria como legado todos os receptores já instalados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!