Política apresentada pelo Minicom prioriza interatividade

O Ministério das Comunicações tornou pública nesta quinta, dia 3, a exposição de motivos que sustenta a proposta de política de TV digital a ser adotada pelo Brasil. O documento foi encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deverá ser publicada em Diário Oficial, substituindo a política proposta na época do ministro Juarez Quadros. Cópia do documento está disponível em www.paytv.com.br/arquivos/DTV_motivos.pdf .
Chama a atenção na argumentação do Minicom o uso dos termos modelo, sistema e padrão brasileiros. Miro Teixeira diz ao presidente que teve o cuidado de "… desde a posse no Ministério, fluir o debate em torno do assunto, para consolidar minha convicção da possibilidade de desenvolvermos modelo, sistema e padrão brasileiros de TV digital". Em seguida, afirma ter "…fundamentada convicção de que o Brasil precisa definir modelo próprio, com estratégia baseada no cidadão…". Com isso, Miro Teixeira não se compromete em criar sistemas e padrões brasileiros. Compromete-se apenas com um modelo.
A preocupação do ministério com a questão da interatividade permeia toda a política proposta. Mais uma vez, o ministro diz crer na possibilidade de "desenvolvermos camadas dos subsistemas de recepção e transmissão, que permitam a convergência de várias tecnologias". Ao usar a expressão "camadas dos subsistemas" Miro dá a entender que está preocupado com a questão dos softwares inerentes às aplicações de TV digital. Em vários momentos o Minicom reitera que não descarta nenhum dos padrões existentes, citando nominalmente o americano (ATSC), japonês (ISDB) e europeu (DVB), sem mencionar o chinês.

Notícias relacionadas
A definição sobre o padrão deverá ocorrer, entre aquele que mais se adequar (inclusive o brasileiro), assim que o presidente da República estabelecer requisitos e condições indispensáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!