Cisco: para 80% dos brasileiros banda larga é fundamental para estar bem-informado

[Publicado no Mobile Time] Oito em cada dez brasileiros acreditam que a qualidade de acesso à banda larga é importante para o País e que uma boa rede é fundamental para estar bem-informado e bem-instruído. O dado faz parte do estudo anual Broadband Index da Cisco, que avalia o uso da banda larga doméstica com entrevistas com 60 mil trabalhadores em 30 países.

Também oito em cada dez brasileiros entendem que a confiança e a qualidade da rede são importantes para seus trabalhos diariamente; que o custo da Internet de banda larga ainda é muito alto para famílias de baixa renda acessarem à web; e que todos os brasileiros devem ter acesso seguro e confiável em locais públicos.

O paper da Cisco também aponta que a maioria dos brasileiros (88%) usam banda larga em casa para trabalhar por pelo menos quatro horas por dia. E seis entre dez respondentes disseram ter ao menos três pessoas conectadas simultaneamente em suas redes domésticas.

Notícias relacionadas

Metade dos trabalhadores que participaram da pesquisa disseram que pretendem aumentar seus planos nos próximos 12 meses e um pouco menos da metade (44%) pretendem manter ou aumentar seus planos de Internet no mesmo período.

Lição de casa

Penetração de banda larga doméstica por região do Brasil (crédito: Broadband Index da Cisco)

A partir dos dados, a Cisco aponta que os provedores de serviço de Internet devem focar em trazer mais velocidade e confiança às suas redes no Brasil. Na esfera pública, a companhia afirma que o governo federal deve criar políticas de desenvolvimento da banda larga, em especial nas áreas em e há baixa penetração ou onde não existem ISPs e para populações que não conseguem pagar por esses serviços.

O estudo indica que o centro-oeste é a região com menor penetração de rede de banda larga doméstica no último ano, 36%. Em seguida aparecem norte (37%), nordeste (42%), sul (46%), sudeste (49%).

"A conectividade é um dos pilares da verdadeira cidadania, à medida que permite o acesso da população a uma série de serviços públicos", diz trecho do estudo da Cisco.

Conectividade + PIB

A correlação entre melhoria da economia de um País por meio do aumento da penetração de banda larga não é de hoje. Um estudo da ITU de 2012 apontava que a cada 10% de aumento da penetração da banda larga em um país seu PIB poderia crescer até 2% (nos EUA passou dos 3%).

Esse tema foi abordado no começo da semana pelo CEO da operadora Millicom, Maurício Ramos, ao defender o uso da telecomunicação como infraestrutura vital para os países e o conceito de autoestradas digitais no MWC Barcelona 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!