Empresas estão preocupadas com segurança no 5G, diz pesquisa

Foto: TheDigitalArtist / Pixabay

Uma pesquisa global da Accenture divulgada nesta terça-feira, 3, afirma que as empresas que o 5G traz preocupações em relação à segurança. Apesar de mostrarem otimismo com a tecnologia, a percepção é que a quinta geração as deixe mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

Segundo a Accenture, 35% dos entrevistados expressaram preocupações em relação à segurança do 5G, contra 32% no ano passado. Para 62%, o temor é que a nova geração os torne mais vulneráveis, e com maior parte do risco começando no nível do usuário, seja por meio de dispositivos ou pessoas. Para lidar com isso, 74% dos entrevistados disseram que esperam redefinir políticas e procedimentos relacionados à segurança.

Notícias relacionadas

Outra preocupação é o custo para as mudanças. Para 80% das empresas, o custo de gerenciamento de infraestrutura e aplicativos de TI aumentará. E 31% acreditam que o custo inicial de implantação do 5G será "muito alto". A maior parte dos entrevistados (72%) acreditam que precisarão de ajuda para lidar com as possibilidades e soluções da tecnologia. Isso se reflete na queda de empresas que pretendem desenvolver internamente aplicativos 5G: de 23% no ano passado para 14% neste ano.

Mas a quinta geração traz tambe? otimismo. Para 79% dos entrevistados, o 5G terá impacto significativo na organização. Além disso, 57% acreditam que será uma tecnologia "revolucionária".

Países selecionados

O levantamento foi feito com mais de 2.600 "tomadores de decisão de negócios e tecnologia em 12 setores na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico". Vale notar a ausência da China ou de qualquer país latino-americano e africano entre os selecionados na pesquisa – Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Itália, Japão, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Austrália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.