Xiaomi começará a vender no Brasil neste semestre

A chinesa Xiaomi vai começar a vender seus smartphones e acessórios no Brasil neste0020primeiro semestre. A fabricação será local, mas o parceiro não é revelado. A venda será feita toda pela Internet, através de site próprio, para reduzir os gastos e baratear o preço, seguindo o mesmo modelo que adotou na China, onde no quarto trimestre de 2014 foi a vice-líder em vendas de smartphones, atrás apenas da Apple.

Notícias relacionadas
O Brasil será o primeiro mercado da Xiaomi na América Latina. Recentemente a empresa entrou nos EUA, mas vendendo apenas acessórios. Além de economizar com distribuição, a Xiaomi não investe em marketing, apostando no boca a boca entre os consumidores pelas redes sociais. É outra forma de melhorar a sua margem de lucro e de alcançar um preço mais baixo na ponta.

A loja de aplicativos própria mantida pela Xiaomi na China não será expandida para o Brasil ou qualquer outro mercado. A única razão para a existência dessa loja na China é o fato de a Google Play não estar presente lá, por uma decisão do governo chinês.

Desenvolvimento colaborativo em larga escala

A Xiaomi conta com a participação ativa de sua comunidade de usuários na elaboração de seus produtos e de sua versão de Android. Cerca de 10% dos seus usuários participam de um programa de testes beta e têm acesso a uma atualização de software por semana, sempre às sextas-feiras. Eles passam o fim de semana testando e mandam seu feedback. Os engenheiros analisam e fazem ajustes de segunda à quarta-feira. Na quinta é feito um teste interno e na sexta o processo recomeça, com uma nova atualização para os testadores beta. Até hoje, 230 atualizações foram disponibilizadas para esse grupo. É a própria comunidade de testadores que decide quando uma funcionalidade nova está madura o suficiente para se tornar disponível comercialmente para o resto da base. Em suma: é um processo colaborativo de desenvolvimento de software em larga escala, com a participação de milhões de pessoas.

Outro diferencial da fabricante em relação aos seus concorrentes é o longo ciclo de vida de seus produtos, que costuma durar um ano ou mais. Houve até mesmo o caso de um modelo que ficou 26 meses à venda e só parou de ser fabricado porque não havia mais oferta de componentes para ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!