M-money: serviços precisam ser conectados, diz CEO da Mastercard

Nos últimos anos, proliferaram em mercados emergentes, especialmente na África e na Ásia, serviços de transferências financeiras através de celulares, como uma forma de servir a uma grande parcela da população que está excluída do sistema bancário, mas que possui um telefone móvel no bolso. O uso de tais serviços proporcionou mais segurança e reduziu os custos para essas pessoas. Porém, na opinião do presidente e CEO da Mastercard, Ajay Banga, isso não é suficiente. A maioria desses serviços opera hoje de maneira isolada, sem estar interconectada ou sem estar integrada aos sistemas bancários de seus respectivos países. Ele entende que é fundamental integrá-los.

Notícias relacionadas
"Esses serviços competem entre si. A inclusão financeira requer a integração ao sistema bancário. Senão criamos ilhas em que os desbancarizados transacionam entre si", disse Banga, em painel sobre inovação em mercados emergentes, durante o Mobile World Congress (MWC), nesta terça-feira, 2.

Ele citou os esforços da Mastercard neste sentido no Egito, onde um serviço nacional de m-money integrado foi recentemente costurado. Banga confirmou também que em breve será lançado um serviço de m-money no Brasil em parceria com a Caixa, notícia adiantada por MOBILE TIME no fim do ano passado.

Conteúdo

A inovação também pode ajudar no compartilhamento de conteúdo móvel. É o caso de iniciativas como o Wikipedia Zero, que garante acesso gratuito à enciclopédia colaborativa digital através do celular em algumas operadoras africanas. "Imagine se todas as pessoas do planeta tivessem acesso gratuito à soma de todo o conhecimento produzido até hoje pelo ser humano? Isso pode virar realidade com o acesso à Internet por meio da mobilidade", comentou Jimmy Wales, fundador do Wikipedia.

Mitchell Baker, chairwoman executiva da Mozzila Foundation, ressaltou a importância de valorização do conteúdo local para a inclusão social e digital. "A inclusão social virá quando a oferta de conteúdo hiperlocal for tão bacana e interessante quanto aquela de conteúdo global", disse no mesmo painel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!