Briga por CCTCI põe permanência de Pinheiro em xeque

A disputa interna no PT sobre quem irá assumir a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados poderá ter desdobramentos que vão além do comando do grupo temático. A concorrência pela vaga entre os deputados Walter Pinheiro (BA) e Jorge Bittar (RJ) criou problemas dentro do partido e agora Pinheiro ameaça deixar o trabalho na Câmara dos Deputados caso não tenha seu nome confirmado na chefia da CCTI.
Segundo fontes do PT, o deputado estaria decepcionado com a falta de correspondência do partido ao seu trabalho dentro da Câmara. Ainda mais depois do bem-sucedido trabalho sobre a Medida Provisória 398/2007, que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em que Pinheiro conseguiu conciliar a análise e garantir uma aprovação sem maiores polêmicas no Plenário da Casa.
O parlamentar teria dito a interlocutores do partido que, caso não seja escalado para a presidência da comissão, irá se unir à equipe do governador baiano Jaques Wagner, também petista, afastando-se assim dos trabalhos da Câmara. As discordâncias entre Pinheiro e seu partido não são novas e isso seria, inclusive, um dos pontos que estaria pesando contra seu nome.

Notícias relacionadas
O PT o consideraria mais preparado para o cargo, mas sua intempestividade e confronto com algumas idéias do partido o tornariam uma dúvida. Nesse aspecto, Bittar seria considerado um nome mais ?tranqüilo? para a comissão. Esta reportagem procurou ambos os deputados, mas não obteve retorno.

Estratégia política

Bittar contaria ainda com um importante apoio no partido: o presidente Ricardo Berzoini. Para Berzoini (SP), o PT do Rio de Janeiro estaria precisando de mais exposição do que a bancada da Bahia, que já conta com a boa publicidade do governo baiano de Jaques Wagner. A idéia seria equilibrar as bancadas em um ano eleitoral. Seguindo essa estratégia, Bittar ficaria com a vaga.

Decisão pendente

Em princípio, a briga tem data e hora para terminar de uma forma ou de outra: essa terça-feira, às 14h. Este é o horário marcado pela Presidência da Câmara para que seja feita a eleição e a posse das comissões. Como este ano é mais curto no Legislativo por conta das eleições a partir do segundo semestre, a Presidência avisou as comissões para iniciarem seus trabalhos o mais rápido possível.
Sem consenso, a decisão será arrastada para amanhã. O PT acredita ser possível fechar um nome pela manhã e cumprir a agenda estabelecida pela Casa. Mas já circula no partido a idéia de que, se não houver decisão, a sucessão seja decidida na votação da comissão.

Imprevisibilidade

Normalmente as votações de eleição nas comissões são simbólicas e servem apenas para chancelar o nome escolhido previamente pelos partidos. Com a pendência dentro do PT é possível que a votação desta terça acabe sendo pra valer. Essa hipótese seria mais favorável a Pinheiro, segundo fontes no partido, pois o deputado teria mais aliados na CCTCI do que Bittar.
Mas a alternativa também abre caminho para surpresas. Com uma votação de fato, existiria a possibilidade de outros candidatos surgirem e, até mesmo, de uma quebra de acordo entre os partidos, com uma eventual eleição de um deputado da oposição, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!