Com ajuda de ouvidoria das teles, reclamações na Anatel caem em 2021

Um balanço sobre as reclamações dos usuários de telecom em 2021 publicado pela Anatel nesta quinta-feira, 3, indicou queda de 24,4% no volume total de queixas, com redução entre todas as principais operadoras e serviços (telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura).

Ao todo, foram 2,240 milhões de reclamações, no volume mais baixo de 2015, quando o indicador atingiu pico de 4 milhões. Para a Anatel, a redução em 2021 está em parte relacionada à determinação de que as principais operadoras tenham ouvidorias próprias.

No primeiro ano de funcionamento (entre setembro de 2020 e agosto de 2021), as ouvidorias das teles somaram cerca de 3 milhões de reclamações. Desde abril do ano passado, o volume de solicitações registrado nas ouvidorias das cinco principais prestadoras superou o de reclamações na Anatel.

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Motivos

Dentre os casos levados ao regulador, destaque para conflitos na cobrança dos serviços, como faturas em desacordo com contrato ou contestação de multas por fidelização. Tais queixas responderam por 39% das demandas registradas na agência.

Já as reclamações sobre a qualidade técnica e o funcionamento do serviço ocuparam a segunda posição, com 18% dos registros. Em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, tais problemas tiveram crescimento expressivo, especialmente entre os consumidores de banda larga fixa.

Em termos absolutos, a Internet residencial teve a maior redução nas queixas: foram 204 mil a menos do que em 2020, para 560 mil reclamações. Já em termos percentuais, a TV por assinatura recuou 43%.

O serviço mais contestado em 2021 foi a telefonia celular pós-paga, com 805 mil queixas registradas (veja maiores detalhes no quadro abaixo). Mesmo assim, a telefonia móvel como um todo apresentou resultado melhor que o do ano anterior.

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