Backhaul e novo modelo para WiFi Comunitário estão nos planos da Viasat

Após dois anos de sua chegada, a Viasat está avaliando as possibilidades do mercado brasileiro, estudando novos modelos de negócio, incluindo uma estratégia de novas parcerias além das que já tem com a Telebras e com a Sky. Para capitanear tudo isso, a companhia contratou Leandro Gaunszer em janeiro para assumir como diretor geral no Brasil. Com passagem pela Telefônica/Vivo, o executivo terá como missão expandir os fluxos de receita da operadora satelital.

Isso terá maior chance com a chegada do ViaSat-3, satélite que deve dobrar a capacidade atual por meio do contrato com a Telebras para uso da capacidade comercial em banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC). O novo artefato continua com previsão de lançamento em 2021

Dessa forma, há a possibilidade de fornecer mais capacidade para o mercado B2B e B2B2C. Na visão da empresa, há oportunidade para backhaul, independente se na ponta o provedor ou operadora estiver utilizando 5G ou WiFi 6E, por exemplo. "É um mercado que está dentro dos meus objetivos, vamos abrir novas linhas de negócios com segmentos que temos e fazer alianças estratégicas", declarou Gaunszer, citando a própria Telebras e a recente parceria com a Sky

Notícias relacionadas

"Acho que temos espaço para chegar [com backhaul]. Ainda não temos definido com qual empresa vai ser, e se será WiFi 6E, ou as localidades regionais que podem ser alternativa. Somos agnósticos em tecnologia – hoje é predominantemente satélite, mas não precisa ser, vamos buscar o que for preciso", disse. 

Assim, ele não considera que a chegada do 5G seja uma "ameaça", já que a Viasat efetuou análises de mercado e considerou que "tem espaço para todo mundo". Nas contas da empresa, dos 15 milhões de residências sem conexão no país, o público endereçável para a operadora é de 2,4 milhões de lares. 

WiFi Comunitário

A Viasat ainda continua apostando no modelo de WiFi comunitário no Brasil, mas está estudando alternativas. A companhia tem encontrado desafios nos testes já lançados, e por isso estuda uma reformulação. 

Em implantação inicial no interior de São Paulo desde 2019, o serviço está agora com nova fase de testes no Ceará "com modelos diferentes, seja solução técnica ou comercial". Mas o executivo considera que não há uma mudança de estratégia. "Vamos continuar testando até acharmos modelo ideal para poder escalar e atender a população."

Gaunszer coloca que o mercado brasileiro é muito competitivo e "criativo" nessa concorrência. "A Viasat imaginava que, quando chegasse em localidades pequenas, de 150 casas, seria 'greenfield'. Mas sim, a gente encontra concorrência – não é formal, de operadora ou player registrado na Anatel, mas é um player que está lá e dá o serviço para a comunidade, que não está preocupada se é credenciado ou não."

Demanda

A companhia observou uma grande demanda de clientes na região Norte, justamente a que mais sofre com carência de infraestrutura de telecomunicações, e no Centro-Oeste. No entendimento de Leandro Gaunszer, nas outras regiões há também uma concorrência com a Hughes, apesar de considerar que há mercado suficiente. 

"São locais que a gente tem que pensar de forma diferente. Meu conhecimento e experiência são em mercados bem competitivos, tanto na Vivo como conhecendo a América Latina em si", destaca. Para ele, diferenças regionais ajudam a ter "ofertas mais customizadas" como estratégia. O executivo destaca ainda o avanço de ISPs, sobretudo na região Nordeste, citando como exemplo a Brisanet, que considera uma "grande empresa de telco estruturada".

Percalços

A operadora norte-americana chegou ao Brasil enfrentando uma sorte de situações peculiares desde o início, com questionamentos ao contrato de compartilhamento de receita com a Telebras para o SGDC, em 2018. Em 2020, quando preparava o lançamento da operação da banda larga residencial, precisou segurar por meses o plano por causa da pandemia da covid-19. Atualmente, contando com pontos de acesso do Gesac e da parceria com a Ruralweb, além da base residencial, a Viasat tem 20 mil estações operando no Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!