80% dos imigrantes venezuelanos no Brasil têm acesso à Internet

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Coliderada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e pela Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC), uma pesquisa realizada pela Plataforma Regional de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela (Plataforma R4V) constatou que 80% dos venezuelanos presentes no Brasil têm acesso à Internet por meio de diferentes dispositivos. Já 65% do contingente possui um telefone celular.

As informações foram levantadas no Brasil e em mais 14 países da América do Sul e Caribe como forma de identificar a melhor maneira de alcançar refugiados e migrantes da Venezuela na região e informá-los sobre direitos e assistência disponível. Durante o segundo semestre de 2019, mais de 3 mil venezuelanos foram ouvidos para a pesquisa.

"Para a resposta humanitária, o desafio é alcançar o terço restante que não possui o aparelho", afirmou a ACNUR, em comunicado enviado à imprensa. A agência também tem o objetivo de possibilitar o acesso com os venezuelanos através de canais de comunicação populares, como WhatsApp e Facebook. Hoje, os países da América Latina e do Caribe acolhem cerca de 4,7 milhões de refugiados e migrantes da Venezuela; no Brasil, esse número passa de 250 mil.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!