Publicidade
Início Teletime Câmara conclui votação do ICMS do comércio eletrônico, mas divisão do tributo...

Câmara conclui votação do ICMS do comércio eletrônico, mas divisão do tributo começará só em 2016

Na primeira sessão de votação do ano, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (3), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12, do Senado, que fixa novas regras para incidência do ICMS do comércio eletrônico. A matéria agora volta para o Senado para nova avaliação. Foram 388 votos a favor e 66 contras e uma abstenção. Os deputados de São Paulo criticaram a matéria.

Notícias relacionadas
Pela proposição aprovada, os estados de destino da mercadoria ou do serviço terão direito a uma parcela maior do tributo se o consumidor final for pessoa física. Atualmente, quando uma loja virtual vende ao consumidor final pessoa física de outro estado, ela tem de recolher o ICMS todo para o estado em que está localizada. Essa alíquota varia entre 17% (maioria), 18% (São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e 19% (Rio de Janeiro). O Fisco do estado do comprador não recebe nada.

O texto adota a fórmula negociada no âmbito do Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (Confaz) em março do ano passado, com o aval de todos os secretários estaduais da Fazenda. Segundo a nova regra, além da alíquota interna será usada a interestadual, e a diferença entre elas será gradualmente direcionada ao estado de destino do bem ou serviço:

*  2015: 20% para o estado de destino e 80% para o estado de origem;
*  2016: 40% para o estado de destino e 60% para o estado de origem;
*  2017: 60% para o estado de destino e 40% para o estado de origem;
*  2018: 80% para o estado de destino e 20% para o estado de origem;
*  a partir de 2019: 100% para o estado de destino.

Esse cronograma poderá ser alterado no Senado, uma vez que há dúvidas se vale o princípio da anualidade, impedindo que as regras comecem a vigorar no mesmo ano da aprovação da matéria. Caso se entenda que esse princípio precisa ser obedecido, as datas de divisão do ICMS começarão a valer apenas em 2016 e se estenderão até 2020.

A alíquota interestadual, já usada nas transações entre empresas em diferentes estados, tem dois índices: 7% e 12%, conforme a região dos estados de origem e de destino das mercadorias.

Quando os produtos saem do Sul e do Sudeste (exceto Espírito Santo) para estados das demais regiões, aplica-se a de 7%. A de 12% é usada em todos os demais destinos, inclusive dos estados do Sul e Sudeste entre si.

A Constituição já prevê que, no comércio entre empresas, a diferença entre a alíquota interna do estado de destino (17% a 19%) e a alíquota interestadual (7% ou 12%) ficará com o Fisco de onde está o comprador.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile