Angola Cables prevê lançamento de rota submarina com o Brasil em 2016

A Angola Cables, empresa que reúne os cinco principais operadores de telecomunicação angolanos, anunciou nesta segunda-feira, 3,  que prevê para o final de 2015 ou início de 2016 a inauguração do cabo submarino que interligará a Angola e o Brasil. Batizado de South Atlantic Cable System (SACS), o sistema de 6 mil km de cabos óticos conectará os dois países com pontos em Fortaleza e Luanda. Segundo a empresa, o investimento será de US$ 160 milhões.

A capacidade do SACS será de cerca de 40 Tbps, com largura de bandas de 100 Gbps x 100 Gbps em cada par de fibras. A escolha de Fortaleza foi estratégica para a companhia porque é o ponto mais próximo de Angola e porque há outros cabos com rotas internacionais saindo da capital cearense. Em comunicado, o presidente da Angola Cables, António Nunes, afirmou que os planos da empresa está interessada em outras cidades por estar "inserida em outros projetos de cabos submarinos”.  

Notícias relacionadas

Segundo Nunes, a ideia do cabo submarino também é tornar Angola um hub de cabos da África. Para o Brasil, a nova rota pode ser uma alternativa de interconexão com a Europa e a Ásia.

Parceria com a Telebras

Em 2011, a Angola Cables chegou a iniciar discussões com a Oi, mas o acordo não vingou. Em dezembro de 2011, a Telebras anunciou uma parceria com a empresa angolana. Na saída do cargo de presidente da empresa em janeiro deste ano, Caio Bonilha explicou que a participação da Telebras no projeto seria a de ceder o ponto de aterragem para o cabo em Fortaleza. O destino final do sistema seria os Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!