A Motorola Mobility venceu ação judicial na Corte Regional de Mannheim, na Alemanha, contra a Apple. Dois modelos do iPhone, 3GS e 3G, e o iPad 2 3G tiveram as vendas suspensas no país. As informações são do blog de tecnologia TechCrunch. O juiz do caso entendeu que a tecnologia sem fio 3G/UMTS utilizada nos aparelhos é um padrão da indústria – o chamado princípio Frand, sigla em inglês para "legal, razoável e não discriminatório". Todas as empresas que desejam utilizar a licença devem pagar à proprietária Motorola um preço estipulado, designado para dar acesso à tecnologia a companhias de qualquer porte.
Como a Apple não cumpriu este acordo, as vendas dos três dispositivos estão suspensas permanentemente no site alemão da fabricante. Os consumidores ainda podem adquiri-los nas lojas físicas. Os modelos 4 e 4S do iPhone ficaram imunes à decisão por supostamente utilizarem chips da Qualcomm, que possui um acordo com a Motorola extensível à Apple neste caso. Os modelos proibidos usam componentes da Intel.
Além disso, a Motorola conseguiu barrar na Alemanha uma ferramenta da Apple para gerenciamento de e-mail na nuvem, parte do iCloud, serviço de computação em nuvem da Apple. Assim, a empresa terá que voltar a gerenciar as mensagens pelo método antigo, utilizado antes da plataforma de cloud computing.