Investimento em Wi-Fi pode reduzir custo com implantação de redes, diz estudo

Aumentar as redes Wi-Fi pode ser a solução para as operadoras reduzirem em até 50% os custos de transporte de rede e enfrentar o aumento de até oito vezes nos custos de acesso 3G. A conclusão é da consultoria Analysys Mason, que divulgou relatório sobre o assunto nesta sexta-feira, 3.

Notícias relacionadas
De acordo com o levantamento, as operadoras da Europa Ocidental têm empregado esforços apenas no sentido de atender à demanda pelo crescente tráfego de dados, implantando cada vez mais estações rádio base (ERBs). O custo total destes investimentos pode chegar a US$ 40 bilhões por ano até 2016. "As operadoras não podem se dar ao luxo de gastar tanto dinheiro", diz Terry Norman, co-autor do relatório e analista líder para o programa sem fio Analysys Mason redes de pesquisa. "Por isso, as operadoras irão aceitar o congestionamento da rede ou usar de preços para controlar a demanda – o que não é uma boa prática comercial. A solução elegante é fazer melhorias de eficiência substanciais".

Para combater o custo excessivo da melhoria das redes, a saída seria investir em tecnologias alternativas, como o Wi-Fi, que é  amplamente utilizado. Com preços competitivos, é um dos principais candidatos para compor pequenas células nas redes das teles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!