Acabaram os endereços IPv4 do organismo internacional que os distribui para o mundo

Esgotou-se hoje o estoque central de endereços IPv4, na IANA, organismo internacional que controla a distribuição dos mega-blocos IP no mundo. Dois blocos foram designados para o APNIC, o Registro Regional da Internet (RIR) para a Região da Ásia e Pacífico, para atender a suas necessidades imediatas. Os cinco blocos restantes serão distribuídos igualitariamente entre os 5 RIRs existentes, para uso nas respectivas regiões.
O NIC.br, responsável pela distribuição dos endereços IP no Brasil, executa a função de Registro Nacional através do Registro.br. Essa tarefa é realizada em coordenação com o LACNIC, que é o Registro Regional para a América Latina e Caribe que recebeu seu último bloco IPv4.
O anúncio desta quinta-feira, 3, corrobora a previsão do Nic.br feita durante a Campus Party de que os endereços em posse da IANA acabariam até o final de janeiro (veja em "links relacionados" abaixo). Segundo estimativas do NIC.br, o Brasil tem uma reserva suficiente até 2012. Não há uma data definida para o fim total do uso do IPv4 e início imediato do IPv6. Mas o Nic.br alerta que a implantação do IPv6 é inevitável e necessária para garantir a continuidade do crescimento da Internet.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!