Acabaram os endereços IPv4 do organismo internacional que os distribui para o mundo

Esgotou-se hoje o estoque central de endereços IPv4, na IANA, organismo internacional que controla a distribuição dos mega-blocos IP no mundo. Dois blocos foram designados para o APNIC, o Registro Regional da Internet (RIR) para a Região da Ásia e Pacífico, para atender a suas necessidades imediatas. Os cinco blocos restantes serão distribuídos igualitariamente entre os 5 RIRs existentes, para uso nas respectivas regiões.
O NIC.br, responsável pela distribuição dos endereços IP no Brasil, executa a função de Registro Nacional através do Registro.br. Essa tarefa é realizada em coordenação com o LACNIC, que é o Registro Regional para a América Latina e Caribe que recebeu seu último bloco IPv4.
O anúncio desta quinta-feira, 3, corrobora a previsão do Nic.br feita durante a Campus Party de que os endereços em posse da IANA acabariam até o final de janeiro (veja em "links relacionados" abaixo). Segundo estimativas do NIC.br, o Brasil tem uma reserva suficiente até 2012. Não há uma data definida para o fim total do uso do IPv4 e início imediato do IPv6. Mas o Nic.br alerta que a implantação do IPv6 é inevitável e necessária para garantir a continuidade do crescimento da Internet.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.